O que a sociedade pode fazer pela sua cidade?

602

O Brasil e também os municípios estão caminhando a passos largos para direção que ninguém gostaria; antes ouvíamos nos noticiários das grandes cidades sobre violência e era apenas para nós comentários que assustava,, mas a tranquilidade reinava conosco, pois a minha cidade, a sua e todas as demais cidades interioranas eram tido por todos como paraíso, só que hoje as coisas mudaram, o sossego não existem mais em nenhuma localidade, seja ela pequena, ou na zona rural, e daí, o que vamos fazer? Acostumar com a violência ou trabalhar para que tenhamos uma sociedade melhor.

Para aqueles leitores que acompanham o nosso trabalho sabe o quanto temos batido nesta tecla, ou mudamos as nossas atitudes e passamos a conversar com a sociedade para amenizar as consequências e trabalhar para uma melhor sintonia dos governantes e sociedade em prol do bem comum.

As pessoas desconhecem a força de uma sociedade organizada e coesa, hoje é teu vizinho, amanhã poderá ser você. Se medidas não forem tomadas nossos caminhos serão cada vez mais tortuosos. Pense nas décadas passadas, contávamos os dias sempre na esperança de alcançar dias melhores e realmente com o passar dos anos as coisas melhoravam, e agora as pessoas são unanimes em afirmar que sentem saudades de anos anteriores, pois estamos vendo as coisas piorando a cada dia que passa, principalmente quando se olha para a questão da violência.

O ponto que venho enfatizando há muito tempo neste espaço diz respeito à necessidade de uma reação da sociedade brasileira em relação ao grau de corrupção que alcançou a vida pública, notadamente depois do aparelhamento do Estado, onde a coisa pública passou a ser considerada propriedade de grupos de políticos, partidos e seus coligados da banda podre do empresariado, sem interesse na melhoria do país e do nosso município. Os executivos não se conformam com o término de seu mandato, querem perpetuar no poder, usando o poder da máquina quer impor um 3º mandato apresentando alguém de sua confiança, a reeleição em nada melhorou, em alguns casos são danosos para o município, há casos em que o prefeito governa quatro anos para o povo e quatro para ele, há cidades em que o prefeito está sendo processado por desvio de milhões.

Cabe neste enfoque lembrar das notícias veiculadas todos os dias dando conta de corrupção mostrando políticos fugindo do Brasil, alguns sendo presos e outros se querem sendo investigados.

Fundamento: é estarrecedor saber que o Brasil tem o 2º maior índice de corrupção do mundo, perdendo apenas para a Nigéria, porém, comparando os dois países ,o Brasil está em uma situação bem pior, já que não pune nenhum político corrupto como deveria, o Brasil era o único país do mundo que não tem absolutamente nenhum político preso por corrupção, portanto, está clara a razão dessa praga (a corrupção) estar cada vez pior no país, já que nenhuma providência é tomada, na China, corrupção comprovada é punida com pena de morte ou prisão perpétua, além, é óbvio, da imediata devolução aos cofres públicos dos valores roubados. O ministro chinês fez uma pequena citação que apenas nos últimos cinco anos, o Brasil já computou um desvio de verbas públicas de quase 100 bilhões de reais, o que permitiria investimentos de reflexo nacional. Ou seja, algo está errado e precisa ser mudado imediatamente.

O que nós podemos fazer? É preciso, por exemplo, que formadores de opinião do bem, conhecedores do Direito Constitucional, ajudem a formular uma proposta de emenda que elimine o foro privilegiado, crie o rito sumário e a punição cabível a quem for pego desviando dinheiro público.

No caso dos fichas limpas foi a sociedade quem impôs a lei aos políticos. Precisamos fazer isso também para tirar da cena os corruptos e colocá-los na prisão. Estou fazendo a minha parte. Alguns leitores já se manifestaram. Quem mais se habilita?

Fale com a redação [email protected] – (33)3331-8409

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui