O que todos deveriam saber

402

Todos deveriam saber e ter noções de primeiros socorros. Saber quais os alimentos saudáveis e quais fazem mal. Saber a importância de lavar as mãos, saber que tudo que comemos é processado e introduzido no sangue e que é também o condutor das vitaminas e proteína. Cada órgão que recebe a mais ou deixa de receber a dosagem de vitaminas e proteínas que necessitamos, acaba apresentando sinais de problema em nosso corpo, objetivando a necessidade de uma consulta médica, para saber o que esta acontecendo. Muitos destes problemas de saúde são resultados da má alimentação que as pessoas fazem e também da não informação básica que elas deveriam ter para manter o corpo saudável. Possivelmente 80% da população não tem informação das proteínas e vitaminas que cada alimento possui e também das respectivas funções que cada uma delas exercem no organismo.

A importância deste assunto é tão evidente que tais informações deveriam ser matéria didática do ensino escolar, desde o ensino fundamental até o último ano do ensino médio, como morfologia e anatomia; alimentos e nutrientes; claro que de forma básica para os que estão começando a estudar. Acredito que este tipo de ensino-informativo começaria a criar um melhor conceito da importância de como o corpo funciona e como ele deve ser abastecido corretamente para mantê-lo com perfeita saúde.

É de suma importância as informações contidas em cardápios bem elaborados, orientando cada pessoa segundo suas necessidades. A internet veio revolucionar a maneira de adquirir conhecimentos, mas a maioria da população ainda não tem acesso.

A falta de informação tem ceifado vida de muitas pessoas, principalmente as que sofrem de hipertensão e Diabetes e não sabem. Esta semana fiquei sabendo de uma pessoa que trabalhava em um lavador de carro e que estava com uma pequena ferida no pé, só que ele não deu muita importância e continuou trabalhando, até que resolveu ir ao médico e recebeu a triste notícia que estava com Diabete e que seu pé deveria ser amputado. Recebeu do médico a orientação que deveria ter, a partir daquele momento, uma mudança em sua alimentação. Outros chegam a um estagio tão avançado da doença que pouca coisa os médicos podem fazer.

“O diabetes é uma doença multissistêmica, que atinge diversas partes do corpo, como os sistemas neurológico, cardiovascular e renal”.

O controle rigoroso da doença ao longo da vida é fundamental para evitar complicações. A visão pode ser afetada pelo aparecimento da retinopatia diabética (RD). Ela ocorre, entre outros fatores, pelo excesso de glicose no sangue, que o torna mais espesso, aumentando o fluido dentro dos vasos dos olhos e sua permeabilidade, o que pode ocasionar hemorragias, infartos e inchaços na retina. “A RD é a principal causa de cegueira em indivíduos em idade produtiva em todo o mundo”. Diz Dr. André V. Gomes, doutor em oftalmologia pela USP-SP.

Brasileiros estão morrendo por falta de informações sobre hábitos simples de saúde, entre os 145 países onde existem doenças tropicais, o Brasil é responsável por 20% da produção de conhecimento na área de saúde. A informação é do especialista em medicina tropical Claudio Ribeiro, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O percentual é considerado por ele como muito bom, mas o avanço na pesquisa acadêmica está acompanhado da falta de informação da população sobre hábitos simples.

O povo deveria ser informado todos os dias, pelos jornais, rádio, TV, nas estações de ônibus, de metrô, sobretudo nas escolas, pois as crianças chegam em casa e ensinam os pais. Todo canal de televisão deveria ser obrigado a inserir programas de educação a saúde, no feitio da programação eleitoral. Ensinar o povo a fazer uma alimentação saudável bem, como controlar e evitar as doenças. Tem muitas pessoas morrendo como peixes pela boca, por falta de informação.

Fale com a redação [email protected] – (33)3331-8409

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui