3º Salão Mineiro de Turismo

712
Manhuaçu e Manhumirim participaram ativamente do encontro

Considerado um dos principais setores responsáveis pelo crescimento da economia, o Turismo foi tema exclusivo na terceira edição do Salão Mineiro do Turismo, realizada no Minascentro, em Belo Horizonte. Durante os três dias da maior mostra turística do Estado, passaram pelos corredores do Minascentro, cerca de 16 mil pessoas.

O evento reuniu produtos turísticos de todas as regiões do Estado, facilitando a comercialização, troca de conhecimento, capacitação e promoção do turismo em Minas. Atualmente, Minas tem 46 regiões turísticas organizadas, comandadas por gestores profissionais e oferece mais de 100 novos produtos turísticos.

Em seu discurso, o secretário executivo do Ministério do Turismo (MTur), Mário Moisés, disse que o governo federal vai entrar com uma contrapartida de aproximadamente R$ 21 milhões. Ou seja, quando aprovado, Minas Gerais terá uma verba de mais de R$ 52 milhões para investir no setor.

Dividido de acordo com cada região do Estado – Triângulo Mineiro, Centro de Minas, Norte e Nordeste, Sul de Minas e Zona da Mata, o Salão dos Grandes Destinos deu destaque às diversas áreas de atuação da cadeia turística e apresentou os melhores roteiros e destinos mineiros. Empresas de receptivo turístico, operadoras, agências de viagem e entidades representativas de todo o Estado apresentaram ao público os produtos formatados e prontos para receber o turista.

No Salão Nossas Riquezas, os visitantes conheceram o artesanato, a gastronomia e a arte mineira. Mais de 500 artistas de todas as regiões do Estado também tiveram a oportunidade de mostrar suas criações por meio das intervenções culturais ao longo dos três dias de evento. Orquestras, grupos de teatro, de dança e folclóricos e cantores fizeram no total 36 apresentações para o público presente.

Em parceria com o Sebrae Minas, o Salão Mineiro do Turismo contou também com um espaço dedicado a novos aprendizados, debates, reflexões e integração entre o mercado, parceiros e os profissionais do turismo mineiro. Foram 15 palestras, 4 mini-cursos e 16 clínicas tecnológicas. Dados do órgão apontam que cerca de 1.500 profissionais, estudantes, empreendedores e investidores turísticos foram capacitados no Salão do Conhecimento.

O Salão Mineiro do Turismo foi realizado pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur), em parceria com o Ministério do Turismo e Sebrae-MG.

Manhuaçu e Manhumirim representaram o Circuito Turístico Pico da Bandeira

No estande do Circuito Turístico Pico da Bandeira, composto por 19 municípios, foram distribuídos materiais diversos de divulgação dos atrativos, além de expostas amostras do artesanato e de produtos típicos.

O Município de Manhuaçu que faz parte do Circuito Turístico Pico da Bandeira, esteve representado no Circuito por profissionais da área e também pelo Diretor do Departamento de Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal de Manhuaçu, o Comendador Fabrício Santos.

Manhumirim também participou ativamente do 3º Salão Mineiro de Turismo. O Prefeito de Manhumirim, Ronaldo Lopes, participou do evento juntamente com o secretário municipal de Turismo, Paulo Roberto Corrêa e a Turismóloga da Prefeitura, Regiane Rodrigues Simionato. Eles tiveram a oportunidade de participar de cursos e palestras voltados para os gestores do Turismo. Também tiveram um encontro com a secretária de estado de Turismo, Érica Drumond, que recebeu em mãos a reafirmação do pedido de um recurso para o calçamento de 2 km de acesso ao Parque Municipal do Sagui, e outro para a sinalização interna da cidade.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui