ASCON realiza curso de SPED contábil

362
o evento contou com 96 representantes de diversas cidades da região
O evento contou com 96 representantes de diversas cidades da região

Curso realizado nesta segunda feira, 7 de dezembro de 2009 contou com 96  representantes de várias cidades da região como Mutum, Caratinga, Carangola, Manhumirim e outras. Estiveram presentes desde empresários da contabilidade até funcionários de escritórios de contabilidade e funcionários de empresas. O curso abordou um tema novo que é o de SPED e nota fiscal eletrônica. “A nota fiscal eletrônica já está mais batida, é um sistema mais popular, mas o SPED está entrando com força total agora em 2010, então tivemos interesse em trazer esse tema para conhecimento das pessoas em geral”, disse o presidente da ASCON Daniel Gerhard.

O Sistema Público de Estruturação Digital (SPED) é a integração do meio contábil na digitalização. A contabilidade hoje é feita via sistema e impressa para que posteriormente seja enviada para os órgãos estaduais e Receita Federal, com a implantação essa mesma estruturação será feita digitalmente, toda a transação será feita via internet, assim como o envio da contabilidade e o recebimento recibo pela contabilidade. “Não teremos mais o papel, será tudo feito eletronicamente. Começamos agora com o SPED contábil, que é essa parte de contabilidade e em breve já estaremos entrando com mais empresas no SPED fiscal que é a parte da fiscalização”, ressaltou Daniel.

O SPED fiscal e contado possui uma lista de empresa que vão entrando gradativamente em seu sistema, na atualidade cerca de 10% das empresas são obrigadas a estarem instaladas nesse sistema, a previsão é de que até 2011 sejam obrigadas a possuir este novo sistema cerca de 90% das empresas e até 2012 100% de implantação. “Estamos preparando estes contadores e funcionários destaas empresas que já são obrigadas a essas atividades. Hoje todas as grandes empresas são obrigadas a ter este sistema implantado, como empresas de revenda de carro, no nosso caso exportadoras de café, fábricas de pipoca e pré-moldados, estas já tem a nota fiscal eletrônica ou o próprio SPED contado, porque o SPED contado e fiscal apesar de não ser obrigatório para algumas empresas ele é opcional então algumas já até optaram pelo sistema, mas a nota fiscal eletrônica já é obrigatória para algumas atividades”, concluiu Daniel Gerhard.

A Associação dos Contabilistas tem como bandeira inicial a educação continuada, ao longo do ano vem promovendo cursos em que os associados em dia não tem custos, já os não associados ou os que não estão em dia tem um custo relativamente alto para receberem esse tipo de treinamento, fato que tem demonstrado as vantagens do contador ser associado da ASCON. “Estamos com a associação bem evoluída, então queremos que os contadores se filiem conosco para fortalecimento da classe”, destacou Daniel.

O presidente da ASCON Daniel Gerhard foi eleito há alguns dias conselheiro do CRC-MG (Conselho Regional de Contabilidade em Minas Gerais), o que gera uma vantagem para Manhuaçu e região porque a partir desse momento existirá representatividade da cidade no CRC-MG, dado que a cidade tem um representante no conselho, o que facilitaria a promoção de eventos direcionados aos contadores do município e da região. “A associação vai ter um ganho com isso porque ficamos mais perto dos cursos, conseguimos para o início de 2010 o curso sobre aposentadoria, que é um curso caro e não tínhamos palestrante, conseguimos patrocínio do CRC,  nós não teremos custo com isso, mas é lógico que vamos ter que cobrar para aqueles que não são associados da ASCON ou que não estejam em dia com a associação”, ressaltou o presidente.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui