Desfile de 7 de setembro em Manhuaçu

634

Por Devair Guimarães de Oliveira

A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política. Muitas tentativas anteriores ocorreram e muitas pessoas morreram na luta por este ideal. Podemos citar o caso mais conhecido: Tiradentes. Foi executado pela coroa portuguesa por defender a liberdade de nosso país, durante o processo da Inconfidência Mineira. Hoje, 7 de setembro de 2010 é celebrado 188 anos de Independência do Brasil.

Muitas cidades comemoram essa data cívica, em Manhuaçu os desfiles estavam sendo esquecido e foi resgatado pelo prefeito Sérgio Breder e Adejair Barros está dando continuidade, assumiu a prefeitura ano passado e comemora o seu primeiro 7 de setembro como prefeito. Assistiram ao desfile do palanque oficial as autoridades: Prefeito Adejair Barros, comandante do 11º BPM, Cel. Ney de Castro Brito, Juiz de direito Dr. Valteir, vereadores e demais autoridades. A cerimônia começou às 08h30min com a execução do Hino Nacional pela Banda de Música do 11º BPM e o hasteamento das bandeiras do Brasil, estado e município, em seguida abriu o desfile a Banda de Música acompanhada da Cia e pelotões do 11º BPM, Corpo de Bombeiro de Manhuaçu, Colégio Tiradentes, patrulhas, viaturas dos bombeiros, polícia civil, Secretaria Municipal de Educação, Corporação Musical Sagrado Coração de Jesus, APAE, Academia Manhuaçuense de Letras, Assoc. do Movimento Cultural Negro, E. E. Cordovil Pinto Coelho, E.E. Renato Gusman, Escola do Futuro, Fanfarra da Escola Municipal de Vila Nova, Academia de Ciências, Letras e Artes de Minas Gerais, E.E. Salime Nacif, E.E. Maria de Lucca Pinto Coelho, E.E. João Xavier da Costa, E.E. Antonio Welerson, E.E. de Manhuaçu, Sociedade Musical São Sebastião Passagem de Mariana, E.M. São Vicente de Paulo – CAIC, E.M. Camilo Felipe Nacif, Lyons Clube, Banda de Música do CAF, Campanha de apoio ao retorno do Tiro de Guerra, Sind Ute, Asilo São Vicente de Paulo.

Milhares de pessoas assistiram o desfile e desde cedo muitas famílias já se aglomeravam na avenida. O trajeto iniciou na Rua Desembargador Alonso Starling, passando pela rua Dr. José Fernandes Rodrigues até o final da Praça 5 de Novembro e o evento foi narrado pelo professor de jornalismo Carlos Henrique Cruz.

Prefeito Adejair Barros

Após o desfile o prefeito Adejair Barros deu uma entrevista coletiva para a imprensa local. “Este ano planejamos fazer um desfile mais curto, porque ano passado foi muito demorado, tinha muitas crianças e o número de escolas e entidades que desejam participar é enorme e resolvemos fazer um desfile mais curto, mais compacto e foi o que ocorreu, foi rápido, porém bonito, dinâmico, não perdeu o encanto de forma nenhuma, pelo contrário, foi até melhor em relação ao tempo. Todos cooperaram não houve paralisação em frente ao palanque, todos chegaram na hora marcada, e terminamos em tempo recorde. Aproveito a oportunidade para agradecer a todas as escolas, Secretaria de Educação Municipal, a polícia militar, polícia civil, Corpo de Bombeiros de Manhuaçu, enfim, todos que direta ou indiretamente colaboraram para que a cidade tivesse um desfile muito bonito e representativo. Em novembro agora teremos a feira da paz, já fica o convite ao povo de Manhuaçu a estar participando, e comemorando o aniversário da cidade que é dia 5 de novembro. Quero deixar em nome da população de Manhuaçu os meus agradecimentos.” Concluiu o prefeito Adejair

Secretário da Educação Municipal Professor Eduardo Portilho

“É uma data muito importante, é uma data que a todos os momentos nas escolas ela é lembrada até mesmo não estando no mês de setembro, e hoje esse desfile mostra o patriotismo, mostra que as crianças estão interadas com a necessidade de estar sempre vangloriando nossa pátria , Justamente, o 7 de setembro é liberdade,  mas a liberdade começa na nossa casa, na nossa escola, na rua. Então é um chamamento á cidadania plena, ou seja; higiene,  respeito ás leis, isso é liberdade. Então, o maior lema do desfile é esse chamar a todos a uma cidadania plena e completa.

Quero ressaltar o seguinte, agradecer á todos, não é a Secretaria Municipal de Educação, são todos, sobretudo,  a organização de todas as escolas, de todas instituições, e a cooperação, a grade cooperação do batalhão. Sem essas pessoas, sem essas instituições o desfile não teria saído, então nota dez para todos. Não é para uma pessoa apenas, são todos que aqui estiveram e cooperaram com esse interesse público, que é justamente levantar a cidadania do povo manhuaçuense”.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui