Governo de Minas participa da 23ª Expo Usipa em Ipatinga

577
Secretário Alexandre Silveira em pronunciamento na 23ª Expo Usipa

Foi aberta nessa quarta-feira (20), em Ipatinga, no Leste do Estado, com a participação do secretário de Estado Extraordinário de Gestão Metropolitana, Alexandre Silveira, a 23ª Expo Usipa, uma das maiores exposições da indústria, comércio e prestação de serviços de Minas Gerais, com a participação de 232 empresas de várias partes do país.

Com um estande da Secretaria de Estado Extraordinária de Gestão Metropolitana (Segem), o Governo de Minas participa da Expo Usipa pela primeira vez, fato importante para a consolidação da Região Metropolitana do Vale do Aço (RMVA), criada há mais de 10 anos, e que só agora está saindo do papel.

O secretário Alexandre Silveira ressaltou a atenção do governador Antonio Anastasia com o Vale do Aço, que se destaca como uma das mais importantes economicamente no Estado. No estande, técnicos e assessores da Segem falam sobre as cidades que compõem a RMVA e o Colar Metropolitano e explicam os caminhos já trilhados para criação da Agência do Vale do Aço.

Alexandre Silveira cita como avanços a composição do Conselho Deliberativo da RMVA e a eleição da Assembleia de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço. Ele informou que já enviou à Secretaria de Estado de Casa Civil e de Relações Institucionais o texto básico do Decreto de criação da Agência Metropolitana do Vale do Aço, que será enviado à Assembleia Legislativa. Informou que está agendada a próxima reunião do Conselho Metropolitano em Ipatinga no mês de agosto e ainda que já começaram os preparativos para a pré-conferência e a Conferência Metropolitana do Vale do Aço.

O secretário destacou o trabalho que vem sendo realizado pelo Governo do Estado no sentido de contribuir para o desenvolvimento do Vale do Aço, como as negociações com a Usiminas na modernização do aeroporto e o trabalho voltado para duplicação da BR-381, obra importante de Minas Gerais e que impactará o Estado como um todo e provocará um ‘boom’ de desenvolvimento econômico na região.

Alexandre Silveira reforçou ainda a importância das regiões metropolitanas no contexto de Minas Gerais e do Brasil e frisou que o Vale do Aço tem, além da indústria, outras potencialidades, como as 126 lagoas prontas para serem exploradas pela piscicultura. A Secretaria vem trabalhando junto a prefeitos e lideranças de Coronel Fabriciano, Ipatinga, Timóteo, Santana do Paraíso e do Colar Metropolitano para o desenvolvimento de um plano macroestrutural econômico para a região.

Vitrine

Em seu pronunciamento no evento, o secretário disse que a Expo Usipa é uma vitrine para os expositores que movimenta a economia do Vale do Aço em outros setores como a rede hoteleira, completamente lotada nos quatro dias de evento. “Hoje podemos observar toda cadeia do setor turístico aquecida, trazendo mais riquezas e abrindo oportunidades de trabalho para inúmeras pessoas. Ver este ambiente repleto de investidores nos dá força para continuar ainda mais defendendo a duplicação da BR-381, que ligará a Região Metropolitana de Belo Horizonte à Região Metropolitana do Vale Aço. Quando alcançarmos esse feito, teremos a certeza que mais e mais empresas virão investir nessa região e consequentemente terão esta exposição como porta de entrada”, defendeu.

O secretário trouxe a mensagem do compromisso do governador Antonio Anastasia com a região e afirmou que o Governo de Minas sempre apoiará iniciativas como essa, de promoção da qualidade de vida da população, através do desenvolvimento socioeconômico. E parabenizou a Associação Esportiva e Recreativa Usipa pela iniciativa e a Usiminas, em nome de todos os outros expositores, por acreditarem nesse projeto que eleva a força da RMVA e de Minas Gerais. “Este evento ilustra, de forma contundente, a pujança econômica do Vale do Aço. São poucas as regiões do país que contam com uma exposição industrial e comercial desta envergadura. E quando falo de todo o país, refiro-me também às regiões metropolitanas, um grupo do qual o nosso Vale do Aço faz parte. Estamos entre as regiões mais dinâmicas do Brasil, com elevado Índice de Desenvolvimento Humano e grandes indústrias, representadas aqui pela Usiminas, Aperam, Cenibra e diversas outras, que contribuem para o desenvolvimento de Minas Gerais e do Brasil”, concluiu.

 

 

Agência Minas

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui