Lajinha faz bonito no carnaval de 2012

474
(Cidinha e Fabinho) Porta-Bandeira e Mestre-Sala

Por Devair G. Oliveira
Com o apoio da Prefeitura, Câmara e Secretaria Municipal de Educação e muito empenho e trabalho dos coordenadores Luiza, Bolinha, Neida e Sandra e colaboração de Paulo Cesar.

A recente criada, “Grêmio Recreativo da Escola de Samba Lajinhense” desfilou nos dias 18  e 20, empolgando o público que vieram prestigiar e participar do carnaval, depois dos desfiles a multidão seguiu para a praça Dr. Adalmário, onde com animação da Banda Pele Urbana, 18 e Banda Swing Braga Boys, 20 os foliões pularam até a madrugada.

Domingo, 19  a festa ficou por conta do desfile dos Blocos Cem Nota, Alegria e Gole e Bloco Seca Copo, animados pela Banda de Marchinha, e hoje  terça 21, encerrando o carnaval de Lajinha desfilarão os blocos: Blocos Cem Nota, Alegria e Gole e Bloco Seca Copo e a partir das 23 horas – Marquinho  Miragem e Banda.

Lajinha descobriu uma maneira ecológica através de parceria com o Recicla Folia de Vitória Espírito Santo, projeto bem sucedido, onde as fantasias e adereços são reciclados. Essa ação, realizada sempre no período de carnaval, é focada no reaproveitamento de fantasias, de alegorias e materiais diversos utilizados nos desfiles das escolas de samba.

Com adereços e itens avulsos, que normalmente são descartados pelos foliões, se transformam em diversão e geração de renda, foi assim que a Secretaria de Educação encontrou meio para resgatar o carnaval de Lajinha.

O Recicla Folia colocou seu “bloco” em ação e coletou, aproximadamente, sete toneladas de materiais diversos utilizados nas apresentações das agremiações. Eles são reaproveitados para uso em atividades do projeto e para doação a entidades e blocos carnavalescos de vários municípios do Estado.

Foram recolhidas fantasias para a realização de oficinas durante este ano no Núcleo de Desenvolvimento Socioambiental e Cultural do Recicla Folia, que funciona no bairro Bela Vista, em Vitória.

12 (doze) municípios do Espírito Santo receberam caminhões de materiais, Lajinha/MG foi o único município fora do estado a receber dois caminhões de materiais, segundo comentários de várias pessoas e foliões o carnaval deste ano ficou muito bonito e luxuoso com material reciclado, inclusive os adereços que enfeitaram a Av. Presidente Vargas e as belas fantasias usadas no desfile.

Tudo indica que Lajinha deu passos importantes para que a partir de agora a cidade volte a realizar carnavais tão bons quanto os dos anos 80 onde Lajinha fazia o melhor carnaval da região, com as famosas escolas de samba: Grêmio Recreativo Unidos do Mé, Escola de Samba Acadêmicos do Cheira-Cheira e Acadêmicos da Av. Kennedy
Com informações de Luiza e Paulo Cesar

Veja também a edição 119 do jornal das Montanhas nas páginas 5, 8 e 9

 

1 COMENTÁRIO

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui