Lançamento de selo e carimbo postal 50 anos do 11º BPM

362

selo-comemorativo-50-anos-11-BPMUm grande público acompanhou, na tarde da terça-feira (3), o lançamento do Selo Postal comemorativo aos 50 anos de instalação do 11º BPM em Manhuaçu. O ato aconteceu no hall principal do 11º BPM em Manhuaçu – MG.

O selo foi emitido pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), que produz selos postais e carimbos comemorativos para homenagear e promover personalidades, fatos históricos, instituições e eventos marcantes e socioculturais do Brasil.
selo-comemorativo-50-anos-11bpmA arte gráfica foi produzida pela agência Adapte de publicidade da cidade de Manhuaçu/MG.

O selo é personalizado e a imagem escolhida para ilustra-lo é uma foto que foi cedida ao Batalhão pelo Senhor Ary Nogueira da Gama, primeiro dentista do 11º Batalhão e ex-diretor do Colégio Tiradentes na cidade de Manhuaçu/MG.

selo-comemorativo-50-anos-11-BPM-aNa foto, temos a fachada da primeira sede do 11º Batalhão de Infantaria que ocupou, inicialmente, um prédio na Avenida 7 de Setembro, ao lado do antigo ginásio Manhuaçu (atual Rua Professor Juventino Nunes), funcionando ali por três meses quando foi transferido para um galpão da rede ferroviária federal em um antigo depósito de café que pertencia à empresa Estrada de Ferro Leopoldina, localizado no atual bairro Engenho da Serra, onde permaneceu até o dia 10 de janeiro de 1971.

A frente do prédio encontra-se estacionado um Jeep que foi, de fato, a primeira viatura pertencente ao Décimo Primeiro Batalhão.

Esse Jeep, com chassi estendido foi lançado em 1962. O jipão, ou “bernardão” (certamente termo popular surgido em homenagem à cidade de São Bernardo do Campo-SP, onde ficava a fábrica da Willys), tinha 51 centímetros a mais e era oferecido com duas ou quatro portas (de lona), podendo transportar seis e oito passageiros, respectivamente, conforme montagem dos bancos da parte traseira da carroceria.

selo-comemorativo-50-anos-11-BPM-bSegundo o Sargento Das Dores, Policial Militar reformado e ex-motorista do jipão ele afirma que esse jeep recebeu o apelido dos militares de “cavalo inteiro”, devido à força que possuía e por carregar de tudo um pouco: militares durante os patrulhamentos e materiais de toda necessidade nos serviços administrativos.

Foi realizada também a edição de um carimbo comemorativo que será utilizado em todas as correspondências originárias da Agência dos Correios de Manhuaçu no mês de setembro e, posteriormente, será incorporado ao acervo dos correios.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL 11º BPM

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui