Mariana será a capital da música mineira com o Projeto: “MARIANA AUDAZ – Aqui Ó, Minas Gerais!”

364

O evento idealizado pelo músico mineiro Toninho Horta tem cunho social, voltado para a comunidade local e aberto aos músicos de todo o país, e será realizado no Museu da Música de Mariana, entre os dias 7 e 9 de fevereiro, com oficinas, cursos teóricos, master class, apresentações, shows e sarau

https://www.sympla.com.br/mariana-audaz—aqui-o-minas-gerais-evento-de-cunho-social-p-a-comunidade-aberto-a-vagas-limitadas__768629

O projeto MARIANA AUDAZ é um evento produzido pelo músico mineiro Toninho Horta, reconhecido mundialmente como um dos maiores guitarristas em todos os tempos. A escolha de Mariana para a realização do evento se deve a ligação afetividade de Toninho com a cidade, que vem desde a infância. Dona Geralda, sua mãe, morou lá por um período com seu pai e avô de Toninho – o maestro João Horta, que tem obras catalogadas no Museu da Música de Mariana. O primo do Maestro João Horta, o clérigo Monsenhor Horta, teve atuação importante em toda a região de Mariana e hoje dá nome a uma cidade vizinha de Mariana, a cidade de Monsenhor Horta, que fica a apenas 30km de Mariana e é uma homenagem ao padre milagroso e que é considerado por muitos como um verdadeiro Santo.

Para esse projeto Mariana Audaz, que tem como nome oficial SIAM – Seminário de Música Instrumental Além das Montanhas, Toninho Horta e sua equipe formada por músicos, compositores, produtores culturais, cantores, pesquisadores e jornalistas, formatou um projeto de cunho social, educativo e cultural para Mariana, tendo o apoio do grupo que compõe o Instituto Maestro João Horta, do qual Toninho é Diretor-Presidente.

O Seminário

Toninho Horta e a Orquestra Fantasma estarão ministrando, gratuitamente, oficinas, cursos teóricos e de instrumentos para a comunidade de Mariana e arredores, nos dias 7, 8 e 9 de fevereiro. Poderão participar do Seminário estudantes e profissionais da música, além de iniciantes para aulas de musicalização, além do público infanto-juvenil e da terceira idade, para o desenvolvimento da capacidade musical em oficinas coletivas de coral, violão, flauta doce e pífano. Essas aulas serão gratuitas para alunos que comprovadamente residem no município de Mariana.

A Orquestra Fantasma – que recentemente lançou um álbum duplo de nome “Belo Horizonte” – com a sua formação original, fará parte do MARIANA AUDAZ, tendo a presença dos músicos Toninho Horta (guitarra e voz), Lena Horta (flauta), Yuri Popoff (baixo), Lisandro Massa – da Argentina (piano e teclado), Carla Villar (vocal), Goio Lima (saxofone e flauta) e Esdra “Neném” Ferreira (bateria). Eles irão lecionar prioritariamente para os alunos de nível médio e avançado.

O grupo de apoio do IMJH é formado por uma nova geração de artistas e músicos atuantes no cenário artístico musical mineiro, sendo eles: Arthur Araújo (violão e voz), Marcos Ruffato (violão e bandolim), Mateus Porto (bandolim e viola caipira), João Victor (guitarra), Luiz Paulo Goulart (guitarra), João Paulo (baixo), Leandro do Carmo – professor com mestrado na música de Toninho Horta – (guitarra), Bianca Luar (vocal), Cyrano (bateria) e Matheus Ramos (bateria). O trabalho desse grupo é direcionado a estudantes de diferentes níveis musical, desde o iniciante ao avançado. Além das aulas de instrumentos, haverá formação de pequenos grupos para tocar e cantar as músicas do Clube da Esquina, maior movimento musical mineiro dos anos de 1970.

O MARIANA AUDAZ é um evento piloto, de uma série itinerante que passará por cidades de Minas e até do Brasil, que Toninho e seu grupo pretendem realizar. Essa série ou circuito se trata do projeto Seminário de Música Instrumental Além das Montanhas – SIAM, que terá foco especial na música de qualidade produzida em Minas Gerais.

O evento piloto MARIANA AUDAZ é uma promoção do Museu da Música de Mariana, uma realização da Terra dos Pássaros Produções, uma produção e apoio institucional da Zeladoria do Planeta, que conta ainda com o apoio cultural da Prefeitura Municipal de Mariana.

Contatos e informações: (31) 98315 4827 whats. – email: [email protected]

Visitem o projeto MARIANA AUDAZ de Toninho Horta: https://www.sympla.com.br/mariana-audaz—aqui-o-minas-gerais-evento-de-cunho-social-p-a-comunidade-aberto-a-vagas-limitadas__768629

P R O G R A M A Ç Ã O  D O S   C U R S O S

MARIANA AUDAZ
Dias 7, 8 e 9 de fevereiro, 2020   –   Mariana – MG
Museu da Música de Mariana

MINISTRANTE       NOME DO CURSO (CAT. MÉDIA E AVANÇADO)            

Yuri Popoff            Instr. “Baixo Fret Less”                                      
Yuri Popoff            “Orquestração” (grade, cordas e sopros c/ apostila)            
Lisandro Massa    Instr. “Introd. Harmonia Moderna no Piano Popular”           
Lisandro Massa    “Arranjo, Conceito e Criatividade”(c/audição e grades)        
Goio Lima              Instr. “Improvisação p/ Sax e Flauta”
Goio Lima              “Prática de Conjunto ou Orquestra”

Lena Horta            Instr. “Quarteto de Flautas” (repertório Clube da Esquina)
Lena Horta            “Método do Passo” (aprenda a ler música em qq idade)          
Toninho Horta      Instr. “A guitarra Audaz” (criatividade e harmonia)         
Toninho Horta      “Análise e Qualificação – Conj. e Bandas Populares”        
Esdra F. Neném   Instr. “Bateria – Condução, Grooves e Criação”
Carla Villar           “Técnica Vocal e Interpretação de Temas Instrumentais”

NOTA: A Orquestra Fantasma apresentará ainda uma prática coletiva intitulada de “Grupo Temático”, em que tocam com os alunos o repertório de Toninho Horta e Yuri Popoff.

 MINISTRANTE       NOME DO CURSO (CAT. INIC., MÉD. E AVANÇ)           

Arthur Rezende “Laboratório de Criação Coletiva”
 Marcos Ruffato “Laboratório de Criação Coletiva” c/ Arthur
Leandro do Carmo (Tec. Guitarra e Improvisação)
Cyrano                       Intradução na Bateria
Matheus Ramos      “Grooves da Música Mineira” (confirmar)
Mateus Porto           Instr. “Bandolim e Viola Caipira” (confirmar)
Luiz Paulo Goulart   Instr. “Guitarra Mineira” (confirmar)
João Victor                Instr. “Guitarra no Clube da esquina” (confirmar)
Bianca Luar               “Atividade lúdica de Voz e Corpo p/ Crianças” (confirmar)

NOTA: Os professores desta categoria darão especial atenção a músicos de todos os níveis, da localidade de Mariana. Além das aulas coletivas de instrumentos, haverá também formação de grupos para tocar músicas do Clube da Esquina.

ATIVIDADES PARALELAS – Palestras, Workshops, Mesa Redonda, Sarau e Shows

Profissionais de várias áreas foram convidados para participar das atividades:

Magno Córdoba – Historiador
Petrônio Souza – Poeta
Perla Vieira e Mara do Nascimento – Produção Musical
Maestro Vitor Gomes – Pesquisador da Música Colonial                                                    

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui