Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA)

333

O Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) realiza entre os dias 25 e 28 de janeiro, no município de São Domingos do Norte (ES), o seu IV Encontro estadual, que terá o tema “Plano Camponês: Por soberania alimentar e poder popular”.

O Encontro tem por objetivo aprofundar e consolidar uma proposta de plano para afirmação do campesinato, que valorize a agricultura camponesa garantindo a soberania alimentar para o povo do campo e da cidade.

Mais de 300 camponeses e camponesas já se organizam para participar do encontro, que debaterá questões relativa à conjuntura do agronegócio no Brasil e no Espírito Santo, à produção agroecológica, formação e educação do campesinato, e soberania alimentar, genética, hídrica e também territorial.

O encontro estadual, além de um espaço de organização e formação, servirá como etapa reparatória para o Encontro Nacional do movimento, que acontecerá em abril, no estado da Bahia, quando o movimento pretende avançar ainda mais na elaboração do plano camponês.

Bruno Pilon, integrante do movimento, destaca que a importância da elaboração do Plano camponês se deve principalmente ao fato dele não se restringir ao campesinato, mas se voltar à toda a sociedade, sobretudo à classe trabalhadora. “Quando discutimos soberania alimentar, por exemplo, estamos discutindo uma proposta de produção de alimentos que seja limpa, saudável, e que tenha preço justo para quem vende e para quem compra, atendendo às necessidades do campo e da cidade”. “Diante do atual quadro de insegurança alimentar que atinge o mundo, lutar por soberania alimentar significa lutar por um direito de todo o povo”, complementa.

A realização de mais um encontro estadual demonstra a capacidade de luta e organização do movimento, e representa mais um avanço na caminha contra o agronegócio, e na conquista do poder popular.

O encontro contará com a participação de diversos movimentos e organizações sociais como representações de sindicatos, associações rurais, escolas famílias agrícolas e movimentos da Via Campesina.

São Gabriel da Palha, 19 de janeiro de 2010

 

Assessoria de comunicação MPA

Contato: Sergio Conti (9983 7503)

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui