OAB Manhuaçu participa de ato público em defesa do Ministério Público

314

Fotos (21)

Diversas autoridades se mobilizaram em frente ao Fórum Desembargador Alonso Starling em Manhuaçu. A mobilização ocorreu em todo o Estado e foi motivada pelo atentado sofrido pelo promotor de Justiça de Monte Carmelo no último final de semana

O presidente da 54ª Subseção da OAB/MG, Alex Barbosa de Matos, participou de ato público em defesa do Ministério Público, na tarde desta sexta-feira (27), em frente ao Fórum Desembargador Alonso Starling. Ele esteve acompanhado do tesoureiro da Subseção, Antônio de Carvalho da Silva e dos advogados Luiz Antônio de Assis, Vítor Câmara Lopes, Tyara Soares de Oliveira, Wagner Alves Caldeira, Edson Tulher Filho, entre outros. Promotores, juízes, servidores da Justiça e a sociedade em geral também participaram do manifesto em repúdio à criminalidade em Minas Gerais e no país. A mobilização foi motivada pelo atentado sofrido pelo promotor de Justiça Marcus Vinícius Ribeiro Cunha, no último sábado (21), em Monte Carmelo, Minas Gerais.

Para o presidente da OAB Manhuaçu, Alex Barbosa de Matos, o atentado contra o promotor de justiça de Monte Carmelo atinge todos os cidadãos do país. “O crime cometido feriu não apenas o promotor de Justiça ou a instituição que ele representa, mas o Estado Democrático de Direito e toda sociedade. Lamentavelmente este é mais um caso de violência contra um operador do direito registrado no Brasil. Devemos lembrar que não só promotores, mas também juízes e advogados sofrem diuturnamente com isto. O Estado do Pará é onde há o maior número de registros de vítimas fatais incluindo advogados. Os criminosos agem desta forma, pois querem que recuemos com o nosso trabalho, mas isso jamais impedirá que a Justiça seja feita. Hoje, a OAB Manhuaçu se irmana ao Poder Judiciário e ao Ministério Público para reforçar as fileiras no combate à violência contra nós, operadores do direito”.

Alex Barbosa aproveitou a oportunidade para conclamar a sociedade a participar e exercer o seu papel de destaque na luta contra a violência e a corrupção em todo o país. “Quando o cidadão de bem enxerga o trabalho dos operadores do direito, seja no combate aos crimes contra a vida, ou contra a corrupção, como estamos vendo recentemente no Brasil, isso colabora para o bom andamento dos processos, uma vez que percebe a importância de um trabalho isento, livre e responsável. Nós, advogados, estamos aqui hoje justamente para resguardarmos o sentimento de liberdade e defesa que são tão fundamentais para a manutenção da Justiça”, argumentou o presidente da OAB Manhuaçu.

Para o Juiz de Direito da comarca de Manhuaçu, Walteir José da Silva, o crime praticado contra o promotor de Monte Carmelo não é uma ofensa somente contra o Ministério Público, mas também para todos aqueles que fazem do seu trabalho um meio de propagar a Justiça no país. “Devemos encarar esta barbaridade como uma afronta principalmente à sociedade e ao estado democrático de direito, pois fere a defesa do cidadão. Todo operador do Direito deve atacar ações como esta. Conclamamos toda a sociedade também, uma vez que quando combatemos o crime organizado e demais atos ilícitos, estamos defendendo o direito do cidadão de bem”, comentou.

O promotor de Justiça de Manhuaçu, Carlos Samuel Borges Cunha, lembrou que a manifestação foi realizada simultaneamente em todas as Comarcas do Estado de Minas Gerais. “O ato serve para mostrar à sociedade que, mesmo com todos os atentados sofridos pelos operadores do Direito, não iremos nos intimidar. Este ataque contra promotores magistrados e advogados tem o objetivo de intimidar o trabalho firme que tem sido executado por todos nós contra o crime organizado. Os bandidos não estão gostando da atuação do Estado e por isso cometem atos como o que vimos contra o promotor de Monte Carmelo. Mas asseguro a todos que vamos continuar trabalhando em prol da sociedade, doa a quem doer”, concluiu.

Assessoria de Comunicação / OAB Manhuaçu

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui