Vaca Jabulane do G vence Concurso Leiteiro da Cooperativa

54

semana-bayerCooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce [email protected]

Durante três dias (16, 17 e 18 de julho) 23 vacas participaram do 38º Concurso Leiteiro da Cooperativa, o evento é um dos mais tradicionais e principais eventos da cadeia produtiva do leite de toda a região. Produtores rurais de Governador Valadares e também de outras cidades passaram pelo galpão leiteiro e puderam ver de perto toda a tecnologia e manejo envolvido no cuidado com animais de excelência que participam de torneios de produção de leite. Foram realizadas três ordenhas por dia, totalizando nove ordenhas durante os três dias de competição.

A vaca Jabulane do G, de propriedade do cooperado e presidente da Cooperativa, Guilherme Olinto Resende, foi a grande campeã na categoria Acima de 50 kg, com produção média de 69,567 kg/dia e produção total de 208,701 kg. A campeã deste ano teve uma produção de leite recorde nos torneios leiteiros da Cooperativa; em 2014 a grande campeã foi a vaca Alemanha com produção média de 62 kg/dia e produção total de 184,985 kg. Um aumento de mais de 20 kg de produção total, o que comprova que os cooperados têm investido cada vez mais em genética, nutrição animal e têm buscado um preparo avançado dos animais que participam de concursos.

Para o médico veterinário e gerente do Departamento de Campo da Cooperativa, Pedro Francisco Repossi Júnior o concurso leiteiro deste ano superou as expectativas. “Tivemos 16 produtores cooperados e 23 animais que participaram da competição. A cada concurso as vacas que participam têm a média de produção maior que as do ano anterior. A disputa foi grande  e isso é bastante positivo”, disse Repossi.

Participar de um evento dessa magnitude, para as vacas, exige cuidados especiais. “O que se faz com as vacas que participam do concurso não se faz normalmente com as outras vacas da fazenda. É um trabalho especial voltado para o concurso. No período de preparação as vacas vão comer mais do que elas normalmente comem; há uma pressão fisiológica maior, a rotina é diferente. Ela tem que responder a esse trato que o produtor está dando a ela”, finalizou o veterinário.

Confira a classificação completa:
Categoria Acima de 50kg
Grande Campeã: Jabulane do G

Proprietário: Guilherme Olinto Resende
Produção Total: 208,701 kg

Reservada Campeã: Guatemala
Proprietário: Ademir Rocha Netto
Produção Total: 202,325 kg

3º Lugar: Zaza
Proprietário: Edson Constantino Ramos
Produção Total: 165,710 kg

Categoria Até 49,999

Grande Campeã: Carinhosa
Proprietário: José Barreto Lopes
Produção Total: 149,558kg

Reservada Campeã: Fortaleza

Proprietário: Maurício Francisco de Souza
Produção Total: 149,433 kg

3º Lugar: Vale Azul
Proprietária: Odilon Fernandes
Produção Total: 149,078 kg

Categoria Novilha:
Grande Campeã: Japonesa
Proprietário: Maurício Francisco de Souza

Produção Total: 135,104 kg
Reservada Campeã: Cobiçada
Proprietário: Guilherme Olinto Resende

Produção Total: 130,783 kg

3º Lugar: Copenhague
Proprietário: Ademir Rocha Netto
Produção Total: 119,898 kg

Categoria Matéria Gorda
Grande Campeã: Guatemala
Proprietário: Ademir Rocha Netto

Produção Total: 10,443 kg
Categoria Cria da Fazenda
Grande Campeã: Jabulane do G
Proprietário: Guilherme Olinto Resende

Produção Total: 208,701 kg

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui