Tragédia de Mariana: Justiça Federal homologa acordo com Samarco

435

A Justiça Federal homologou na quarta-feira (08/08) acordo com mineradora Samarco por causa da tragédia ambiental em Mariana.

O acerto foi homologado pelo juiz federal Mário Franco Júnior e inclui a Samarco, suas acionistas (BHP Biliton Brasil e Vale) e os ministérios públicos, defensorias públicas e advocacias públicas da União e dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo.

O acordo garante a inclusão dos atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão, no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, na gestão da Fundação Renova, criada para implementar as ações de reparação, para que possam participar das decisões sobre indenizações por exemplo.

Outro item do acordo prevê um período de dois anos para discussão e ajuste dos 42 programas de reparação contidos no Termo de Transição e Ajustamento de Conduta firmado com a Samarco e suas acionistas em março de 2016.

O rompimento da barragem de Fundão ocorreu em novembro de 2015. O grande deslizamento de rejeitos deixou 19 mortos e centenas de famílias sem casas. Além das mortes e prejuízos às famílias em Mariana, a tragédia causou grave impacto ao meio ambiente no Vale do Rio Doce.

Radioagência Nacional

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui