Manhuaçu é pólo da Olimpíada Brasileira

259
ALUNOS,O PROFESSOR CÁSSIO E O MONITOR THIAGO DE VIÇOSA/MG

Desde 2005 Manhuaçu vem sendo pólo de um importante programa social, que identifica jovens talentos e incentiva seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas. A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas ( OBMEP ) é uma promoção do Ministério da Ciências e Tecnologia ( MCT ) e do Ministério da Educação ( MEC ), com realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada ( IMPA ) e da Sociedade Brasileira de Matemática ( SBM ), responsável pela Direção Acadêmica.
Tendo como Professor Orientador, Cássio Murilo de Souza e Monitor o graduando em Matemática pela Universidade Federal de Viçosa ( UFV ) Thiago Myrra, a OBMEP é dirigida aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e aos alunos do Ensino Médio das escolas públicas municipais, estaduais e federais, que concorrem a prêmios de acordo com sua classificação nas provas. Professores, escolas e secretarias de educação dos alunos participantes também concorrem a prêmios.
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas tem como objetivo entre outros,

ALUNOS, PROFESSORES E PAIS.

estimular e promover o estudo da Matemática entre alunos da escolas públicas, contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Básica, contribuir para a integração das escolas públicas com as universidades públicas, os institutos de pesquisas e sociedades científicas.
Os alunos participantes, são divididos em 3 ( três ) níveis, de acordo com o seu grau de escolaridade. Após a realização das provas que são divididas em duas etapas, os 3.000 ( três mil ) alunos premiados com medalhas de Ouro, Prata ou Bronze, são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. ( PIC ) da OBMEP e são agraciados com bolsa do Conselho Nacional de Pesquisa ( CNPq ).
Em 2009, mais de 19 milhões de alunos se inscreveram na competição e cerca de 99% dos municípios brasileiros estiveram representados.
Os sucessivos recordes de participação fazem da OBMEP a maior Olimpíada de Matemática do mundo.

ESTUDANTE DO COLÉGIO TIRADENTES JUNTAMENTE COM O PROFESSOR CÁSSIO E O MONITOR THIAGO MYRRHA DA UFV DE VIÇOSA/MG.

Neste último Domingo dia 27 Junho de 2010, ocorreu no Colégio Tiradentes no horário de 08 as 17 horas o primeiro encontro dos alunos premiados da Região de Manhuaçu,sendo ao todo 10 alunos.
Manhuaçu foi representado pelo Aluno Weverton Henrique Verdan de apenas 12 anos e

ALUNO WEVERTON, MEDALHISTA DE MANHUAÇU E ESTUDANTE DO COLÉGIO TIRADENTES

cursando o 8º Ano no próprio Colégio Tiradentes,filho do Cabo PM Verdan e da Professora Zileide e da Aluna Erika Maria do Polivalente,as outras cidades com os alunos premiados pela OBMEP são das cidades de Manhumirim,Mutum, Humaitá,Santa Margarida,Abre Campo e Raul Soares.
Manhuaçu é a Sede Regional e os Encontros acontecem uma vez por mês até Abril de 2011 e os alunos devem participar de um Fórum da OBMEP,onde devem ter um horário mensalmente pré-definidos.
No primeiro encontro os alunos veio com seus pais e as professoras representantes das cidades premiadas,depois tiveram um suntuoso almoço no Restaurante Panela Griil.
Todos os Alunos Recebem medalhas e uma bolsa mensalmente, recebem dois livros de estudos da OBMEP e ao final do curso recebem certificados.

1 COMENTÁRIO

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui