Centro Mineiro de Referência em Resíduos recebe Prêmio

214

Centro Mineiro de Referência em Resíduos recebe Prêmio
O Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), que compõe o Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema), recebeu nessa quinta-feira (30), o Prêmio Top Socioambiental como uma das organizações que demonstram preocupação e utilizam práticas para o desenvolvimento cultural e ambiental do país. O prêmio é concedido pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil, seccional Minas Gerais (ADVB-MG) e está em sua segunda edição.

O CMRR tem como principal objetivo a formação de parcerias entre o poder público, iniciativa privada e terceiro setor para formulação e realização de projetos que estimulem o consumo consciente, a reutilização de resíduos e a reciclagem de materiais. O Centro é coordenado pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) em parceria com o Serviço Voluntário de Assistencial Social (Servas), contando também com o apoio do Sebrae-MG.

O secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Adriano Magalhães Chaves, foi um dos jurados da premiação e destacou que ações como a premiação dão visibilidade à questão da sustentabilidade. “É uma oportunidade para conhecer as empresas que têm ações de sustentabilidade e multiplicá-las”, afirma.

O corpo de jurados também teve a participação, dentre outros, da deputada estadual Luzia Ferreira (PPS); do secretário de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade de Niterói (RJ), Fernando Guida; e do diretor-geral da Band Minas, José Saad. Eles foram responsáveis por eleger as ações que utilizaram as técnicas e tecnologias mais eficazes voltadas à preservação e incentivo socioambiental e cultural, além de comprovada eficácia junto à sociedade e meio ambiente.

Seminário

A solenidade de entrega do prêmio foi antecedida pelo seminário “Responsabilidade Socioambiental em Foco: Avanços e Desafios para o Desenvolvimento Sustentável – Empresas, Sociedade Civil e Governos”. O evento foi dividido em três painéis, cada um deles com um apresentador, vencedor ou representando uma organização premiada, e três debatedores.

O terceiro painel foi apresentado pelo senador Eduardo Braga (PMDB-AM), vencedor na categoria Meio Ambiente Nacional. Ele destacou o trabalho executado no Amazonas desde os anos 1960 que vem buscando fortalecer atividades econômicas que não pressionem a floresta. “O desmatamento em nosso Estado é localizado e menor, se comparado aos outros Estados da região Norte”, afirma.

Um dos debatedores, Adriano Magalhães, observou que Minas Gerais busca o ponto de equilíbrio já que possui uma economia em que a mineração e a agricultura tem muita importância. “Precisamos encontrar soluções para compatibilizar produção e conservação”, destaca.

2º Prêmio Top Socioambiental

Organizações Vencedoras

Anglo Gold Ashanti

Bradesco Capitalização

Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR)

Copasa

Correios

Embratel

Projeto Bom Começo – Fundação Hospital de Olhos e UFMG

Lumière Place – Edifício Hospital de Olhos de Minas Gerais

Personalidades Vencedoras

Categoria Meio Ambiente Nacional – Eduardo Braga

Categoria Terceiro Setor Nacional – Guy Marcovaldi

Categoria Meio Ambiente Estadual – José Fernando Aparecido de Oliveira

Categoria Terceiro Setor Estadual – Noemi Macedo Gontijo

Categoria Empresarial – Wilson Brumer

 

Agência Minas

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui