Cidade paulista paga para preservar nascentes

302

nascente aUm bom exemplo para ser seguido

 A Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires SP, por meio da Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Saneamento Básico, de forma pioneira, lançou o programa Águas Nascentes, que tem como objetivo recuperar e conservar os locais que possuem nascentes, buscando melhorar a qualidade da água produzida por mananciais superficiais da cidade.

Na primeira etapa do projeto, a equipe técnica da Sevemasa irá aos locais que possuem nascentes para avaliar suas condições. Em seguida, o munícipe que se comprometer a preservar a nascente do seu território receberá apoio técnico e financeiro, proveniente do Fundo Municipal de Meio Ambiente. “Os munícipes receberão determinado valor, ainda não definido, que os ajudará a conservar o local”, explica a secretária adjunta Silmara Delfino.

Este dinheiro não virá dos cofres públicos da cidade e sim de recursos angariados pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente, que irá subsidiar a preservação por meio dos proprietários.

O Jornal da cidade a Folha procurou um proprietário que tem uma nascente em sua terra, Ricardo Antonio Azevedo, para saber a opinião dele sobre esta iniciativa de receber dinheiro para preservar: “com certeza é uma ótima ideia. Ainda mais eu que enfrento problemas de assoreamento da nascente que corta meu terreno. Isso ajudará a manter esta área intacta não só para meus netos, mas gerações futuras”.

Ricardo vive na propriedade localizada na região do Planalto há 30 anos, mas o terreno está com a família há cerca de 57 anos. “Aqui já foi mais bonito, mas as pessoas que utilizam o local para nadar não conservam. Por isso esta ajuda será positiva e necessária”, explicou.

 

nascentesSimultaneamente com o lançamento do programa Águas Nascentes, a equipe da Sevemasa acompanhou munícipes na limpeza do córrego do Jardim Alvorada, como parte das ações do Dia Mundial da Limpeza de Águas, comemorado no último dia 17.

Técnicos da Prefeitura mostraram que gestos simples, como descartar o lixo nos locais adequados, ajudam a salvar os rios da cidade.

As crianças da Escola Municipal Engenheiro Carlos Rohm puderam aprender, na prática, como cada um pode fazer sua parte para colaborar com o meio ambiente. “Achei legal vir até aqui e ajudar a limpar o rio. Vou contar para todo mundo que aprendi que podemos ajudar a preservar o meio ambiente e que não é inteligente sujar rios e córregos”, contou Cainnã Silva, de 11 anos.

Fica a ideia para os legisladores da região que pensam em fazer alguma coisa para proteger os mananciais, que bom se alguma câmara municipal seguir este exemplo da cidade paulista para proteger as nossas maiores riquezas que são as nascentes.

Fonte: Folha de Ribeirão Pires SP

2 COMENTÁRIOS

  1. Ola!
    Por favor, eu gostaria de receber uma pessoa especializada para avaliar uma possível nascente encontrada pelo meu pai, no terreno onde mora, e receber informações de como conserva-la.
    Por favor, meu telefone para contato é o (11) 3996-1280 ou (11) 7575-6370.

    Obrigada!

  2. moro em um tereno , que nos fundos temos uma area cosiderada ambiental , tomo conta e preservando , só que tem uma mina de água cristalina , ela é rasa , precisa de cuidados . tipo limpeza de todo o barro envolta e no fundo e um calçamento feito de brita , para manter a qualidade da água , mas no momento nao tenho condiçoes . gostaria muito de preserva _ la , por favor se puderem ajudem mim ,antecipo meus agradecimentos , Julia cel 031 88694079

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui