Expedição do Rio José Pedro

210
Coletiva do Comitê do CBH Manhuaçu - Foto Devair G. Oliveira JM1

Dia 17 de abril começa mais uma importante expedição de reconhecimento do principal afluente do Rio Manhuaçu o José Pedro, as atividades estarão ocorrendo entre os dias 17 e 21 de abril.

O CBH Manhuaçu – Comitê de Bacia Hidrográfica Águas do Rio Manhuaçu – realizou várias reuniões preparatórias e de planejamento da expedição do Rio José Pedro e dia 11 próximo passado os organizadores se reuniram na sede da CDL de Manhuaçu com a imprensa para  detalhar as atividades e chamar atenção da sociedade para a importante mobilização.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Coordenadora Ambiental Emilce Fialho - Foto Devair G. Oliveira JM1

A Coordenadora de Educação Ambiental da expedição Emilce Estanislau Fialho falou a imprensa do preparativo que foi feito junto às prefeituras, Secretaria de Meio Ambiente, secretarias municipais de educação, escolas estaduais e municipais, associações de moradores para que todos se conscientizem da necessidade de preservar para começar a desenvolver um projeto junto com as crianças, com as pessoas do município.                                                                                                                                                    

“Durante a exposição estão agendadas varias palestras em vários locais diferentes em escolas em comunidades e igrejas pela equipe que vai ser composta pela organização ambiental vai até esse local levar a informação, a sensibilização e conscientização para o cuidado maior com a ambientação nesses municípios”. Explicou a coordenadora. 

 

 

 

 

 

Presidente do Comitê Isaura da Paixão - Foto Devair G. Oliveira JM1

Expectativa da Presidente do Comitê Isaura da Paixão

A expectativa é maravilhosa, nós estamos graças a Deus bem empenhado para que aconteça essa expedição e esperamos ter um resultado não só da expedição mais um resultado que possamos trabalhar esses municípios que tanto espera algum trabalho através dessa expedição e também do comitê.

As oportunidades

Nada de dificuldade Graças a Deus tudo está vindo no momento certo, à contribuição dos municípios tem sido muito grande, muito boa, não estamos tendo dificuldades na questão de mobilização, aquelas dificuldades que vão acontecendo nós vamos matando e tudo vai dar certo e estamos com a expectativa muito grande de uma boa expedição, alcançando os nossos objetivos que é coletar dados e buscar entrosamento maior da comunidade também para o conhecimento do comitê porque existe varias associações, mas o comitê de bacia é um comitê que vem congregar várias entidades, prefeituras, poder público estadual e municipal e sociedade civil para que ela possa realmente estar trabalhando junto com toda a questão ambiental.

Um recado da presidente do comitê Isaura 

Quero aproveitar a oportunidade para agradecer e parabenizar todas as crianças e demais pessoas que estão trabalhando, a gente fica muito sensibilizados de receber alguns telefonemas e e-mails que a gente recebe de todos os municípios, prefeito professoras, a criançada a gente está muito feliz com isso e nós temos mesmo é que parabenizar e esperamos poder corresponder a essa chamada que nós fizemos a essas comunidades, que a gente possa corresponder aquilo que eles estão realmente esperando.

Organizadores da Expedição Rio José Pedro

Objetivos principais:

A ) Mapear o Rio José Pedro da nascente a foz

B) Mobilizar a sociedade para o uso racional e sustentável dos recursos hídricos

C) Criar um banco de dados que se torne uma ferramenta estratégica para tomada de decisões.

Além de servir para definir detalhes do roteiro e da estrutura da expedição as reuniões tiveram como principal foco o trabalho de educação ambiental que pretende envolver alunos das redes municipais e estaduais de ensino. A intenção é levar a comunidade escolar a produzir ações diversas, dentro e fora da sala de aula, que resultem em sensibilização sobre a importância do curso d’água para as pessoas e o envolvimento da comunidade com a passagem dos expedicionários.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui