Plano de gestão de resíduos sólidos: prazo termina na quinta-feira

307

Termina na próxima quinta-feira, dia 02 de agosto, após carência de dois anos, o prazo para que estados e municípios concluam seus planos de gestão de resíduos sólidos, caso pretendam pleitear recursos federais para investir no setor, como determina a Lei nº 12.305. Até 2014, todos os lixões estarão desativados e os rejeitos de todo o país devem ser encaminhados para aterros sanitários.

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, as prefeituras que fazem parte de consórcios intermunicipais podem, em conjunto, elaborar um plano intermunicipal de gestão de resíduos sólidos, que valerá para as cidades que compõem o consórcio.

Para mais informações, visite o site do Centro Sebrae de Sustentabilidade – www.sustentabilidade.sebrae.com.br – ou clique direto em http://www.sustentabilidade.sebrae.com.br/portal/site/Sustentabilidade/menuitem.4b18b1b9cd7bdc61ff704330a27fe1ca/?vgnextoid=bba5d5fc08198310VgnVCM1000002af71eacRCRD

 

Jairo Pitolé Sant’Ana
Assessoria de Imprensa

1 COMENTÁRIO

  1. Depois de tantos anos, falando na extinção dos lixões nas cidades do Brasil, é lógico que que que Manhuaçu, como cidade polo regional já deve estar com tudo preparado para acabar de vez com o nosso lixão, com certeza a Secretaria de Meio Ambiente juntamente com o SAMAL, Secretaria de Administração e órgãos ambientais municipais, devam ter uma carta na manga. O nosso município produz mais de sessenta toneladas de resíduos sólidos por dia, gerando mais de VINTE MILHÕES de quilos Resíduos Sólodos Urbanos recicláveis em um ano. Imaginamos que o novo Aterro Sanitário de Manhuaçu está pronto pra ser inaugurado, porque à vários anos, os órgãos fiscalizadores vem notificando o nosso órgão gestor. Tempo tiveram de sobra pra implantar esta obra de importante relevância para o nosso município.Já vimos muitas obras sendo realizadas muitos projetos em andamento, muitos pitacos de pessoas despreparadas. Então fica aqui, várias indagações que o povo tem o direito de saber: como será resolvido o problema dos resíduos sólidos de Manhuaçu? Em quanto tempo? Já foi determinado a área a ser implanta o sistema? Qual será o tipo de tratamento? Será Público ou terceirizado? Quanto a polpulação vai pagar por isso? Será que nossos candidatos a prefeitos e vereadores estão preparados para solucionar este problema na forma mais correta ambientalmente e financeiramente viável? Esperamos que sim.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui