QUEM VEIO PRIMEIRO, OS DINOS OU ADÃO E EVA?

81

A Anna Maria, que tem 8 anos (e também deve ser fã de Spielberg, ou pelo menos de Jurassic Park) nos deixou uma pergunta pelo site, muito parecida com a que está logo abaixo: afinal de contas, quem veio primeiro, os dinos ou Adão e Eva? O professor do Instituto de Geo-Ciências da UFMG Bernardo Gontijo também responde a esta.

Mas já imaginou o susto que Adão e Eva teriam, se deparassem com um dinossauro no paraíso? E o susto que este dinossauro também teria?

O que acontece é que a vida no planeta surgiu há cerca de três bilhões e meio de anos atrás, e os dinos vieram muito antes de Adão, Eva ou seus filhos e netos pensarem em nascer. “Os dinossauros viveram e se extinguiram bem antes de a espécie humana surgir”, diz o professor.

Pois é, mas como é que a gente sabe disso? Bernardo diz que “os responsáveis por essas descobertas são os geólogos, paleontólogos e arqueólogos”.

E o que eles fazem? “Os geólogos estudam as rochas e os minerais, e por isso eles sabem muito sobre as transformações que aconteceram no passado com o planeta Terra.

Já os paleontólogos pesquisam sobre os répteis que existiam na Terra há muito tempo atrás. Eles sabem muita coisa sobre os dinos.

E os arqueólogos são cientistas que querem saber como viviam as pessoas no passado – como elas eram, seus costumes, sua linguagem, etc. (Por falar em arqueólogo e Spielberg, alguém aí se lembrou do Indiana Jones?)

Os paleontólogos e os arqueólogos trabalham escavando determinados locais e achando restos de ossos e objetos que trazem pistas sobre a vida no passado. Mas não é só isso: eles analisam a profundidade em que esses ossos foram encontrados, analisam a composição mineral desses objetos e ainda buscam informações orais ou escritas que possam lhe ser úteis.  Colocando tudo isso junto, eles tentam montar o quebra cabeça.”

Legal, hein? Se você quiser saber mais sobre como esses cientistas trabalham, veja este link aqui (em Inglês).

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui