Reconstrução de Bento Rodrigues é aguardada com ansiedade em Minas

297

 

Os moradores do distrito de Bento Rodrigues, a 24 quilômetros de Mariana, na região central de Minas, devastado pelo rompimento da barragem do Fundão, aguardam em breve a conclusão do projeto de construção do novo povoado.

O projeto é uma elaboração coletiva que envolveu a Samarco, o Ministério Público Estadual, a prefeitura de Mariana e os moradores do distrito. O local escolhido foi um terreno conhecido como Lavoura, entre Mariana e o antigo Bento. Lá, são 350 hectares de terra com três nascentes. E o mais importante, longe das barragens de mineração e sem risco de inundações.

De acordo com o líder comunitário José do Nascimento de Jesus, o Zezinho do Bento, os habitantes reivindicaram que o novo povoado seja construído exatamente como era o anterior.

Apesar da empolgação dos moradores, o promotor de Justiça de Mariana, Guilherme de Sá Meneghin, é mais cauteloso. Segundo ele, o projeto de reassentamento é complexo e a reconstrução dos distritos de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo, que também foi destruído, deve ficar pronta somente em 2019.

Desirée Miranda, da Rádio Inconfindência

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui