Minas Gerais empresta tecnologia para o estado de Rondônia

194

O sistema de compras desenvolvido pelo Governo de Minas servirá de modelo para a modernização do setor na administração pública do estado de Rondônia. Em visita técnica à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (Seplag-MG), nesta segunda-feira (4), funcionários da Diretoria Executiva de Tecnologia da Informação do governo de Rondônia conheceram o pregão eletrônico de compras de materiais e licitações e de fornecimento de produtos e serviços. Ainda nesta semana, a Seplag recebe, com a mesma finalidade, técnicos do governo do estado de Goiás e também do Equador.

Além do conhecimento teórico do sistema mineiro de compras, os visitantes realizaram simulações e viram o funcionamento das etapas de solicitação das aquisições que são feitas pelos 75 órgãos da gestão direta e indireta da administração pública de Minas. “Nosso controle é feito manualmente, por meio de planilhas em programa Excel”, explicou o analista de sistemas rondoniense, Elias dos Reis Lima. Em sua opinião, “o governo de Rondônia precisa adaptar um controle informatizado das licitações de compra com urgência, porque ainda não temos um controle de dados seguro, por meio de algum sistema”.

A equipe de Rondônia, composta também pelo gerente de tecnologia da informação da Superintendência de Compras e Licitações do Estado, Alessandro da Cunha Oliveira, e pelo chefe do núcleo de web design, Emiliano Matsumura Moran, foi recebida, na Seplag, pelo coordenador geral do Sistema Integrado de Administração de Materiais e Serviços (Siad), Rodrigo Teixeira; pela coordenadora de registro de preços, Liliane Scalioni; e, pelo assessor da Subsecretaria de Planejamento, Orçamento e Qualidade do Gasto, Jean Mattos Duarte.

Na primeira parte do encontro, que termina nesta quarta-feira (6), foram apresentadas as modalidades do Siad, responsável pelo controle de compras de materiais e que oferece mais transparência e agilidade nas aquisições do Governo de Minas.

O programa faz parte da atual política de controle fiscal que visa gastar menos com o próprio estado e mais com o cidadão. “É uma forma eficiente encontrada pelo governo para uma melhor política de compras, implementada em 2003”, explica Jean Duarte. Em breve, será celebrado um acordo do governo rondoniense com o Governo de Minas para a implantação desse sistema de compras.

Novos intercâmbios

A Seplag recebe novas visitas técnicas para intercâmbio de metodologias sobre o sistema de compras do Governo do Estado. Nesta terça-feira (5), será realizada reunião com a equipe do governo de Goiás. Já na quinta-feira (7), o know-how mineiro será repassado para representantes do Instituto Nacional de Contratações Públicas do Governo do Equador.

 

Agência Minas

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui