Minas Gerais reduz em 86% o número de casos graves de dengue em 2012

189

Conforme dados do Ministério da Saúde, o número de casos graves de dengue no Estado caiu 86% nos quatro primeiros meses de 2012, em comparação com o mesmo período do ano passado no estado. Foram registrados até o momento, 25 casos contra 173, em 2011. Entre janeiro e abril de 2011, foram registrados 16 óbitos. Já 2012, no mesmo período, ocorreram cinco mortes por dengue em Minas.

Já o número de óbitos por dengue no Brasil caiu 84% nos quatro primeiros meses de 2012, em comparação ao mesmo período de 2010. Enquanto naquele ano foram registradas 467 mortes pela doença entre janeiro e abril, o primeiro quadrimestre deste ano teve 74 óbitos.

Os bons resultados, no entanto, não tiram Minas Gerais do foco do combate. “Todos devem continuar em alerta”, ressalta o secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques. “Só pararemos nossas ações, quando já tivermos uma vacina contra o mosquito. Até lá, esta é uma agenda muito desafiadora e estamos ainda em alerta, preocupados e nos reinventando sempre para combater a doença. Nosso maior ganho, desde o lançamento do Programa Permanente de Enfretamento da dengue, foi reduzir a lacuna entre saber o que fazer para combater a doença e agir de fato, com atitude e mobilização”, afirmou.

Para o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a redução dos casos de dengue é reflexo da importante parceria entre as esferas municipal, estadual e Federal, com destaque para as ações contínuas de combate, mesmo em períodos que não favorecem a proliferação do mosquito.

Mobilização estadual

A Força Tarefa de combate à dengue, criada pelo Governo de Minas, para prevenir e controlar aos focos do mosquito da dengue foi uma das ações de grande destaque, que possibilitaram uma mobilização maior da sociedade civil, na luta epidemiológica, atuando de acordo com o Plano de Enfrentamento da Dengue, que tem por base três eixos: Epidemiologia, Assistência e Comunicação.

Segundo a Referência Técnica de dengue da SES-MG, Geane Andrade, o resultado positivo comprovado em Minas se deve principalmente às diversas ações de mobilização, que utilizam diferentes meios de comunicação para chegar até a população. “Cerca de 80% dos focos do mosquito da dengue estão nas residências. A maioria das pessoas já sabe quais as principais atitudes a serem tomadas no que tange à prevenção e ao tratamento da doença”, declarou.

O coordenador de mobilização social da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, Joney Fonseca, completa dizendo que, “há de se considerar o incentivo do governo em envolver a sociedade como corresponsável pela saúde pública. Os esforços são traduzidos por uma rede de mobilização social que abarca todos os municípios. A população é mobilizada por meio de ações como mutirões de limpeza, palestras educativas em empresas e escolas, distribuição de material informativo, utilização da mídia (rádio e televisão, redes sociais, telefonia móvel), apresentações teatrais dentre outras”, concluiu.

Dados

Até o momento foram notificados 23.357 casos de dengue em Minas Gerais. Em 2012, foram confirmados três óbitos por Febre Hemorrágica da dengue (FHD) e dois óbitos por Dengue com complicação. Sendo, respectivamente: um em Governador Valadares, um em Timóteo, um em Malacacheta, um em Teófilo Otoni e um em Divino das Laranjeiras.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui