Galeria especial mostra manifestações “cor de rosa” em todo o Estado

85

Uma galeria especial de imagens publicada na Agência Minas mostra que os municípios mineiros aderiram à luta do Outubro Rosa. Desde o dia 2 de outubro, a campanha mundial, que também envolve artistas e atletas, estimula mulheres a fazerem mamografia como medida preventiva ao câncer de mama e, para chamar a atenção, ilumina praças e monumentos com a cor.

Em Minas, o Programa Estadual de Controle do Câncer de Mama tem como público-alvo as mulheres de 45 a 69 anos, incentivando-as a fazer o exame de dois em dois anos. Com a coordenação da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), intervenções estão acontecendo em diversos municípios do Estado, como Belo Horizonte, Juiz de Fora, Divinópolis, Uberlândia, Montes Claros, Governador Valadares e Varginha.

Dados da SES-MG mostram que, no primeiro quadrimestre de 2012, foi registrado um aumento de 22% no número de mamografias realizadas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), se comparado ao mesmo período ano anterior. Na faixa prioritária – 50 a 69 anos, foram realizadas 91.048 mamografias, 23% a mais que registrado no ano passado, quando foram feitos 73.982 exames.

Com a chegada do Outubro Rosa, a expectativa é de que os números cresçam ainda mais, já que estudos apontam que o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura em até 90%. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), estima-se que, em 2012, serão desenvolvidos 52.680 novos casos de câncer de mama em todo o país. Minas Gerais, por meio do Programa Estadual de Controle do Câncer de Mama, tem como meta realizar o rastreamento monográfico em três quartos da população de risco – cerca de 1.797.984 mulheres – no prazo máximo de três anos.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui