Padilha diz que denúncias não podem paralisar elaboração do Orçamento 2011

194

O ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou há pouco que apesar das denúncias divulgadas esta semana de fraude na liberação de emendas individuais incluídas no Orçamento, a elaboração da proposta orçamentária para de 2011 não pode ser paralisada.

Padilha defendeu que sejam apuradas as denúncias de repasse de emendas individuais para patrocínio de eventos por empresas “fantasmas” ou dirigidas por “laranjas”, sem que isso comprometa a elaboração da proposta para o ano que vem.

“Por um lado, temos que apurar as denúncias, mas não podemos interromper o processo de aprovação do Orçamento para que 2011 comece para a União, estados e municípios, com os recursos prontos, com as obras, políticas e programas dos governos federal e estaduais”, afirmou o ministro.

Alexandre Padilha acredita na seriedade da Comissão Mista do Orçamento na elaboração de uma proposta orçamentária adequada às necessidades de investimentos do país. “Acredito no Congresso Nacional, na Comissão Mista do Orçamento, nos líderes da base e da oposição para que aprovem o Orçamento para 2011, adequado, inclusive, com os investimentos para que ele possa dar todas as garantias. Cada ano vai se aprimorando para que se evite repasse de recursos para qualquer coisa que venha ser questionado posteriormente”, disse.

O jornal O Estado de S. Paulo publicou reportagens, no domingo (5) e na segunda-feira (6), acusando o relator-geral da Comissão Mista de Orçamento (CMO), senador Gim Argello (PTB-DF), e alguns deputados de usarem suas emendas individuais para patrocínio de eventos por empresas fantasmas ou dirigidas por laranjas, ou seja, pessoas cujo nome serve para esconder o verdadeiro dirigente de entidades e instituições.

Hoje (7), a bancada do Democratas na Câmara decidiu formalizar o pedido de afastamento de Argello da relatoria-geral da CMO.

Agência Brasil

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui