Policiais militares fazem curso do Proerd em Belo Horizonte

223

Teve início nessa segunda-feira (16) mais uma edição do curso de Formação de Instrutores do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), em Belo Horizonte. O treinamento, que se estende até o dia 26, é destinado exclusivamente a 30 policiais militares que já atuam na prevenção do consumo de drogas com atenção focada especialmente no ambiente escolar.

Os bons resultados alcançados com o treinamento dos policiais militares participantes do Proerd no final de 2010, quando foram treinados 100 integrantes, levou a Polícia Militar de Minas Gerais a realizar também neste ano cursos em diversas regiões do Estado. Os cursos já foram realizados nos municípios de Sete Lagoas, na Região Central, e Varginha, no Sul de Minas, e, ao todo, devem beneficiar cerca de 470 policiais. Em Belo Horizonte, o treinamento está sendo realizado no Espaço Referência do Serviço Juventude e Polícia, no Barro Preto.

Proerd

Com metodologia inovadora, o Proerd prevê a atuação do policial de maneira próxima aos jovens. O conteúdo do treinamento foi adaptado à realidade de Minas Gerais a partir de material organizado por universidades norte-americanas, e já é desenvolvido em mais de 540 municípios, tendo beneficiado mais de dois milhões de jovens e adultos.

O gerente da Qualidade da Atuação do Sistema de Defesa Social, José Francisco da Silva, destaca a importância da orientação dos jovens quanto à prevenção do consumo de drogas. Para ele, a transmissão de informações seguras sobre os perigos das drogas é fundamental durante a formação do jovem cidadão, para que ele venha a ser um adulto com efetiva participação na construção da vida de sua comunidade. “Os policiais têm atuação estratégica comprovada como agentes educadores também nessa área”, completa.

Treinamento Policial Integrado

Nesta segunda-feira também foram abertas duas novas turmas do Treinamento Policial Integrado (TPI), destinado a 70 policiais civis e militares. O curso é um esforço da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) em preparar e atualizar seu efetivo policial para combater a violência e a criminalidade em Minas Gerais, a partir da integração das policias.

A solenidade contou com as presenças do diretor geral da Academia de Polícia Civil (Acadepol), delegado Marco Antônio Monteiro de Castro, do chefe do Centro de Treinamento da Polícia Militar, Major Márvio Cristo Moreira, da superintendente de Integração e Promoção da Qualidade Operacional do Sistema de Defesa Social, Gisele Starling, do gestor da Qualidade da Atuação do Sistema de Defesa Social, José Francisco da Silva e do diretor adjunto da Acadepol, delegado Davi Resende Pereira.

José Francisco da Silva ressaltou os bons resultados assegurados pela integração das forças policiais, que somam suas experiências e conhecimentos. “Essa integração resulta num pacto voltado para um só objetivo: reduzir os índices de violência e criminalidade e contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população”, destaca.

O Treinamento Policial Integrado é organizado pela Gerência da Qualidade da Atuação do Sistema de Defesa Social (GQAS), por intermédio do Núcleo de Ensino Integrado, e vai possibilitar aos participantes refletir sobre os modelos comportamentais das organizações policiais, bem como conscientizá-los sobre a relevância de pautar sua conduta nos limites da ética e dos direitos humanos.

Agência Minas

6 COMENTÁRIOS

  1. para sai do visio da droga meus amigos tao no mesmo camilho tu que ois amigos sajento vai na escola estadual sao jose e pegunda cade rodolfo para vem onde eu istou proerd vai ter jogos quando proerd vai la na milha escola xal foi bom ti colhese

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui