Resposta de Marina Silva ao bispo D. Moacyr

242

Veja a capacidade intelectual e, principalmente humana, de sair de uma saia justa como essa – e com tanta classe.

Resposta de Marina Silva ao bispo D. Moacyr, publicada pela Folha  em 24 de maio de 2010 reportagem com Dom Moacyr Grechi, 74 anos, arcebispo de Porto Velho e mentor político da senadora Marina Silva. Para ele, não existe nenhuma esperança de vitória. Falta nela o perfil de presidente. Mais que perfil, a capacidade de reagir a pressão de todo o gênero. Ela é muito frágil para aguentar. Amigos desde 1974, Dom Moacyr disse que Marina tem pouco jogo de cintura e sua fragilidade ficou comprovada quando ela dirigiu o Ministério do Meio Ambiente (2003-20008). Ela vivia em uma angústia constante. 

Em artigo do dia 22 de maio, na Folha, Marina contesta o seu mentor. Eis o texto

dedicado ?Ao amado dom Moacyr: Li na Folha (22/5) sua afirmação de que sou frágil e não tenho perfil para a Presidência da República. No início, fiquei triste. Já tinha ouvido algo parecido do senhor, de forma carinhosa, mas ler assim como está no jornal tem outro peso.
Refletindo mais, reconciliei-me com sua mensagem. Quando ando por aí, muitos me dizem que minha luta é de Davi contra Golias. Então vamos conversar sobre passagens bíblicas, que conhecemos bem. Elas se completam e iluminam o que quero dizer. Quando Saul terminava seu reinado, Deus mandou o sacerdote e profeta Samuel ungir novo rei entre os muitos filhos de Jessé. O profeta procurou entre os mais belos, os mais fortes e os mais habilidosos, mas Deus descartou todos. 

Jessé lembrou então de Davi, o seu filho mais novo, que pastoreava ovelhas. O profeta o achou muito fraquinho, meio esquisito. Mas Deus ordenou que o ungisse rei dos israelitas, porque olhava para o seu coração, e não para a sua aparência. Foi assim que Davi foi escolhido para ser rei.
E logo provou seu valor ao enfrentar Golias, o gigante filisteu, guerreiro acostumado a usar escudo, capacete e armadura e a manejar a espada. O jovem Davi, aparentemente fraco e sem  muito preparo para aquele tipo de duelo, ganhou a luta porque não tentou usar a armadura de Saul, que lhe fora ofertada e nem lhe cabia direito. Usou sua própria arma, a funda, e ali colocou a pedra para jogá-la no lugar certo, na testa do gigante.

Assim como o senhor, dom Moacyr, Samuel era homem corajoso, temente a Deus, preparado para o sacerdócio desde um ano de idade. O senhor é muito importante na minha vida, da mesma forma que Samuel foi na vida de Davi.  

E está me vendo com olhos cuidadosos, preocupados com circunstâncias que talvez me causem sofrimento. Mas, como sabe por experiência própria, não podemos ficar presos às circunstâncias. Quando o senhor chegou ao Acre, aos 36, enfrentou os poderosos e ficou do lado de Chico Mendes e de todos os que eram aparentemente fracos e despreparados para enfrentar os gigantes das motosserras. Como me ensinou, não me intimido com as circunstâncias e procuro me encontrar com o que está no coração de homens e mulheres sinceros, que, como o senhor, buscam fazer o melhor, apesar das dificuldades e riscos. Aprendi com o senhor boa parte dos valores que me guiam, entre eles não vergar a coluna às pressões dos interesses espúrios. Por favor, meu amado irmão, não me diga agora que esses valores não servem para governar o Brasil e me fragilizam. 

Tranquilize-se: eles são e continuarão sendo a minha força e a minha funda diante dos desafios, qualquer que seja o tamanho deles.

9 COMENTÁRIOS

  1. Muito bom Marina, quem não conhece o passado, jamais entenderá o presente e o que será o futuro, como vc disse, Samuel olhou o aparente e as pessoas muitas vezes vivem e contemplam aparências. Voce é alguém muito especial, por isso você é Marina.

  2. Amada guerreira e irmã Marina;
    São somente dois votos lá em casa (seriam três se nosso filho de 14 votasse), mas vão com a chancela do Rei dos reis e Senhor dos exércitos. Fica na paz de Deus e com a força Dele. Você vai chegar lá. O mau por si só se deteriora.
    Vai nessa tua força que Deus é por ti. Um grande abraço.

  3. As pessoas normalmente olham pro o exterior da pessoa e ñ pro interior, gostei do exemplo q você MARINA deu ao Bispo. E tem mais, e Sansão que era forte, enfrentava tdo. até leões e no final o q aconteceu? Isso prova q há mta discriminação. Em pleno século XXI? Tdos
    têm obrigação de se respeitarem uns aos outros. Admiro mto um BISPO falar isso de uma pessoa q ele conhece. MARINA ñ se intimide siga em frente, vc é guerreira, é qdo na FRAQUEZA q nos sentimos FORTES.
    Ele te olha, mas, ñ te encherga, como mtos.Você tem dignidade, honestidade, ética, vc é justa ñ dê ouvido a ESSES TIPOS DE COMENTÁRIOS. VÁ A LUTA VOCÊ É UMA VENCEDORA> Parabéns.

  4. Marina admiro muito vc pela sua luta,conhecedora dos sofrimentos das lutas de povos q sofreram injustiça, mesmo de um jeito ou e outros venceram desejo-te muita inteligencia. é meio caminho andado para sabedoria.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui