Robô humanoide começa a operar no Japão

27

A tecnologia ajudará a suprir a escassez de trabalhadores no Japão

O novo robô humanoide apresentado pela West Japan Raiway foi projetado para fazer manutenção de linhas férreas especialmente para trabalhar em altuira.

Ele lembra um robô malévolo de ficção científica dos anos 1980, mas o novo funcionário humanoide da West Japan Railway foi projetado com nada mais sinistro do que um pouco de pintura e jardinagem em mente.

A partir deste mês, a máquina com um cabeçote de petróleo bruto e olhos de garrafa de Coca-Cola montada em um caminhão — que pode trafegar sobre trilhos — será usada para trabalhos de manutenção na rede da empresa.

Por enquanto, a principal tarefa do robô se concentrará em aparar galhos de árvores ao longo dos trilhos e pintar as estruturas de metal que seguram os cabos acima dos trens, disse a empresa.

A tecnologia ajudará a suprir a escassez de trabalhadores no Japão envelhecido, além de reduzir acidentes como quedas de lugares altos ou choques elétricos, afirma a empresa.

“No futuro, esperamos usar máquinas para todos os tipos de operações de manutenção de nossa infraestrutura”, e isso deve fornecer um estudo de caso sobre como lidar com a escassez de mão de obra, disse o presidente da empresa, Kazuaki Hasegawa, em uma recente entrevista coletiva.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui