Saiba como escolher o plano dentário para a sua família

122
Family visits dentist in dental office for first time together

O número de pessoas que têm procurado por um plano dentário tem crescido cada vez mais. Pelo menos é isso que mostram os dados da ANS, a Agência Nacional de Saúde Suplementar, referente ao mês de junho de 2019.

Segundo a ANS, são mais de 24 milhões de beneficiários com convênio exclusivamente odontológico e cada vez mais esse segmento tem seguido em ampla expansão, como tem sido nos últimos anos.

Isso mostra como as pessoas têm se preocupado com a sua saúde bucal, assim como a de sua família, procurando garantir que estarão assegurados em qualquer emergência.

Como funciona?

O plano dental pode ser contratado de acordo com as suas necessidades. Existem diferentes tipos de planos e operadoras atualmente e é essencial que você veja quais são os procedimentos que cada um cobre antes de fechar o contrato, para garantir que você terá o atendimento necessário para você.

Para isso, é importante perceber quais são as suas principais necessidades em um convênio e que você já tenha isso estabelecido ao entrar em contato com alguma operadora.

Além disso, antes de fechar com algum plano é sempre conferir no site da ANS se ele está cadastrado lá, uma vez que essa é uma das maiores garantias de um atendimento justo e de qualidade.

Existem diferentes tipos de convênios, desde o empresarial como o individual e o familiar. Quando você pensa em fazer um convênio odontológico o para toda a sua família, vale a pena investir nesse último, uma vez que é possível colocar diferentes pessoas, a um preço reduzido. 

A partir disso, é essencial comparar os preços, a rede credenciada, o tempo de carência dos procedimentos, assim como quais são os tratamentos que cada plano oferece cobertura. Com tudo isso garantido, as chances de ocorrer algum problema que você não esperava são mínimas.

É possível encontrar diversos convênios, com diferentes preços e que oferecem diversas coberturas e tudo isso pode ser facilmente encontrado através do marketing na odontologia, garantindo que você encontrará o melhor para você.

Os pontos principais que você deve se atentar são:

  • Cobertura do plano;
  • Carência;
  • Rede credenciada.

Cobertura do plano

Existe um rol de procedimentos de cobertura obrigatória, que a ANS oferece por completo em seu site. Isso dá uma maior segurança para aqueles que procuram fechar um convênio, pois você tem o conhecimento das garantias básicas do atendimento.

Eles são divididos em procedimentos simples, intermediários e avançados. 

Os procedimentos simples envolvem a consulta avaliativa na clínica odontológica, limpezas profissionais, manutenções, restaurações e tratamento para cárie. Já os intermediários são problemas mais sérios, como é o caso da cirurgia de periodontite e colagem de fragmentos.

Por último, os procedimentos avançados envolvem a endodontia, tratamento do canal e a exodontia, a extração de dentes.

Independente do plano dentário que você fechar, saiba que você terá a garantia de cobertura desses procedimentos. Entretanto, algo que você também deve prestar atenção é a respeito da carência, como veremos a seguir.

Carência

A grande maioria dos convênios possui um período de carência, mas é possível escolher aquele que não tem, garantindo que você poderá ser atendido para qualquer problema que tiver assim que fechar o contrato com o plano.

Isso deve ser estabelecido em contrato e é essencial que você questione a operadora sobre esse período para cada procedimento, pois isso também pode alterar.

Ainda assim, a ANS estabelece um tempo máximo de carência para cada procedimento, garantindo que você não fique um longo período esperando um atendimento pelo qual já está pagando, como funciona as mensalidades.

O período varia a cada procedimento. Nos casos do atendimento de emergência, o tempo estabelecido pela ANS é de 24 horas. Para as consultas e radiografias, a carência pode ser no máximo 30 dias. Entretanto, no caso da realização de próteses, pode ser até 180 dias.

Rede credenciada

Esse é um dos melhores benefícios do plano dentário, principalmente quando se trata sobre emergências. Todos os convênios oferecem uma rede credenciada, especializada em diferentes tratamentos, em que você pode marcar uma consulta de avaliação, assim como para a realização de algum procedimento.

Além disso, é possível realizar uma triagem pela localidade da clínica dental. Isso garante que você terá o atendimento que precisa perto do seu trabalho, da sua casa ou dos lugares que mais frequenta.

É possível encontrar essas clínicas credenciadas através do site, do aplicativo ou até mesmo ligando para a operadora.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui