Secretaria de Saúde intervém no avanço da dengue no Vale do Mucuri

196
A professora Vilmaria Costa tinha 28 pneus guardados em casa

Devido ao aumento de notificações dos casos de dengue no Vale do Mucuri, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) enviou, nessa quarta-feira (9), equipes de mobilização da Força Tarefa de Combate à dengue para os municípios de Águas Formosas, Crisólita e Pavão. As equipes vão permanecer até esta sexta-feira (11) na região, realizando atividades de controle vetorial em residências e lotes.

Além de uma equipe formada por 25 agentes de saúde, cada cidade está recebendo também um Dengue Móvel e um Dengômetro, ferramentas integrantes da Força Tarefa que realizam trocas de material descartáveis, possíveis criadouros do mosquito da dengue por material escolar, como forma de envolver a população nas ações de combate e prevenção da dengue.

“A Força Tarefa veio preencher uma lacuna, no que diz respeito às vistorias em domicílios no município, deixada pela defasagem de recursos humanos que aconteceu desde o segundo semestre de 2012. Assim, o número de criadouros provavelmente cresceu, elevando a infestação do mosquito. Com a Força Tarefa colocando os trabalhos em dia, e a equipe de agentes comunitários de endemias sendo adequada pela prefeitura, estamos confiantes de estarmos retomando o controle da doença”, declarou a coordenadora de epidemiologia da SMS de Águas Formosas, Jussara Lacerda.

Para o secretário municipal de saúde de Águas Formosas, Lívio Souza, o município está cercando o avanço da dengue de todas as formas possíveis, utilizando todos os recursos disponíveis e sanando as dificuldades. “A dengue não é sazonal, mas sim constante, e a Secretaria Municipal de Saúde de Águas Formosas estará atenta e combatendo dia a dia”, informou.

Cirano de Souza, 36 anos, assistente de contabilidade, mora na comunidade da Igrejinha, zona rural de Águas Formosas. Junto com seu filho Vítor, de sete anos, ele trocou oito pneus, 50 latinhas e 71 pets por material escolar. “Soube do Dengue Móvel por meio de um vizinho que ouviu o carro de som e resolvi fazer economia na troca pelo material escolar”. Perguntado sobre como vê a ação de mobilização da SES/MG no combate e prevenção da doença, Cirano disse que achou excelente, pois sua esposa é agente comunitária de saúde e por isso sabe como é difícil a adesão da população. “Quanto mais mobilização, melhor para que as pessoas escutem sempre o risco que estão correndo”, afirmou.

A professora Vilmaria Costa, 37 anos, disse que tinha 28 pneus guardados em casa que aguardavam a remoção para uma propriedade na roça. Quando ouviu pelo carro de som que teria um posto de troca por material escolar, ela não teve dúvida em se dirigir ao local. “Meus irmãos têm uma oficina mecânica, por isso o acúmulo de pneus na minha casa. Em vista do perigo da dengue, achei muito bom me desfazer deles mais rápido”, declarou.

Vindo do bairro Novo Cruzeiro, o carroceiro Clévio Gonçalves, que tem dois filhos em idade escolar, sete e 12 anos, carregou a carroça com muitos descartáveis para realizar as trocas. Ao passar pelo Dengômetro – espaço de convivência e acesso às informações sobre dengue – recebeu orientações sobre a prevenção da doença. “Vim de longe, mas valeu a pena”, despediu-se Clévio e seus dois filhos, carregando o material da troca.

Até às 11h desta quinta-feira (10), somente em Águas Formosas, o Dengue Móvel – caminhão que percorre os bairros que apresentam maior infestação e realiza a troca de inservíveis por material escolar – já havia recolhido 2.081 latinhas, 1832 garrafas pet e 280 pneus. Por eles, foram trocados por 570 lápis, 787 borrachas e 280 cadernos, respectivamente.

O destino das latas será a recicladora Rei do Forno. As pets vão para a ONG das Vassouras e os pneus para a Usina de Triagem no município de Itambacuri.

Dias, horários e locais onde serão realizadas as trocas

Águas Formosas

10/jan

13:00 às 16:00 hs

Mercado Municipal

11/jan

9:00 às 11:00 hs

Pracinha da Igreja”

13:00 às 16:00 hs

Em frente ao Peti.

Crisólita

10/jan

09:00 h às 16:00h

Praça Principal localizada no centro da Cidade.

11/jan

09:00 h às 16:00h

Praça Principal localizada no centro da Cidade.

Pavão

10/jan

09:00 h às 16:00h

Praça Lourival Barbosa – Centro.

11/jan

09:00 h às 16:00h

Praça Lourival Barbosa – Centro.

Agência Minas

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui