Seds desativa cadeias públicas do Sul de Minas e Zona da Mata

182

A Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi), da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), desativou, dia 1º, as cadeias públicas de Cristina, Pedralva, Brasópolis e Paraisópolis, na região Sul de Minas, e de Rio Novo, na Zona da Mata. Com as desativações, a 33ª Delegacia Regional de Polícia Civil, com sede em Itajubá, é a primeira do Estado em que todos os presos estão sob custódia da Suapi.

No total, 58 presos do Sul de Minas foram transferidos para o Presídio de Itajubá, em uma operação que envolveu 25 agentes do Grupo de Intervenção Tática (GIT).

Já em Rio Novo, os 26 presos foram levados para as unidades prisionais de Juiz de Fora: os condenados para a Penitenciária José Edson Cavalieri (PJEC) e Penitenciária Professor Ariosvaldo Campos Pires (PPACP) e os provisórios para o Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp).

A operação foi realizada por agentes penitenciários do Ceresp de Juiz de Fora, liderados pelo diretor de segurança interna da Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi), Luiz Carlos Danunzio, e pelo diretor geral da unidade, Giovane de Moraes Gomes.

De acordo com o superintendente de Segurança Prisional, Hamilton da Costa Mitre, a ação faz parte da política prisional realizada no Estado de Minas Gerais. “A redução do número de presos sob custódia da Polícia Civil, por meio de transferências das cadeias públicas para o sistema prisional, e a liberação do efetivo das Polícias Militar e Civil da guarda de presos estão entre as principais metas da Suapi”, afirma.

 

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui