A prefeitura divulgou um decreto que vai punir quem desperdiçar, to proibido agora usar água tratada para lavar calçadas, carros, encher piscinas. Equipe de fiscalização trabalha para evitar desperdício de água em Ubá
‘Quem desperdiçar pode ser penalizado com multas’, diz prefeito.
Nesta segunda-feira (26), uma reunião na Prefeitura orientou a equipe de fiscalização e reforçou que a população deve ajudar na vistoria para evitar o desperdício de água. Ubá está em situação de emergência desde o dia 23 de janeiro, quando também foi decretada a proibição do abastecimento de piscinas, além de lavagem de calçadas, quintais, frente de imóveis, vias públicas, veículos, máquinas ou quaisquer áreas externas com água tratada.
O prefeito Vadinho Baião disse que espera que a população denuncie o desperdício. “Quem desperdiçar pode ser penalizado através do nosso código de posturas com multas. A fiscalização vai ser treinada e vai estar na rua. Porém, espero que não tenhamos muitos problemas. As pessoas têm que entender a gravidade da situação”, destacou.
Segundo a assessoria de comunicação da Prefeitura, a população pode usar o telefone (32) 3301-6122 para comunicar ocorrências de desperdício de água, além do canal “Fale com a Prefeitura”, no site da administração municipal.
De acordo com o decreto, está autorizada a mobilização de todos os setores municipais junto à Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil nas ações de normatização do abastecimento de água potável.
Segundo o prefeito, serão necessárias manobras para aumentar o volume de água. “Nós não temos é volume de água para ser tratada. Então, atualmente nós temos que aumentar esse volume preservando as nascentes e fazendo investimentos que não foram feitos durante esses 40 anos”, explicou Vadinho Baião.