Vereadores voluntários de Caratinga denuncia COPASA

195

Ao Exmo. Sr. Promotor de Justiça2
Comarca de Caratinga.
Exmo. Sr Promotor(a), a COPASA, como empresa responsável pelo abastecimento de Caratinga, diante do mínimo volume de água verificado no início deste ano e pelo futuro incerto quanto ao abastecimento para a população de Caratinga, pela não existência de um reservatório, e pela inércia da empresa, entendemos ser necessário um TAC, (Termo de Ajustamento de Conduta) a COPASA precisa de imediato apresentar um plano de emergência, em caso de a água do Ribeirão do Lage, se tornar insuficiente para abastecer a população.

3No início deste ano fomos surpreendidos por notícias na imprensa local relatando a situação preocupante do córrego do Lage, que se encontrava com volume tão baixo que já não tinha mais capacidade de abastecer a cidade de Caratinga, a captação que é feita diretamente no córrego, é de 200 litros por segundo, 22 horas por dia, o volume de água do córrego chegou a ser de apenas 170 litros, foi vergonhoso, de se ver funcionários de uma empresa multinacional como a COPASA colocando sacos de areia para captar o restinho da água que descia na cachoeira, total falta de planejamento! Salvos fomos por 3 dias de chuvas!

Fomos realmente surpreendidos, porque não houve aviso algum, mesmo sendo durante todo o ano de 2014 a notícia principal na grande imprensa ser, a seca, falta de água, etc, etc, mesmo assim a COPASA não tomou providência alguma, por sorte houve os 3 dias de chuva, o que amenizou o problema, mas é sabido que dentro 4de 3 ou 4 meses a falta de água no córrego do Lage estará de volta.
É necessário que a empresa apresente um urgente plano de emergência, seja para construção de uma represa reservatório que pode ser localizado imediatamente acima do local de captação de água, ou mesmo a mudança de captação de água para o rio preto, localizado depois da cidade de Piedade de Caratinga.

A distância do atual ponto de captação até o Rio Preto é de aproximadamente 6 km, o Rio Preto apresenta um volume de água várias vezes maior que o córrego do Lage, mesmo em período de seca, a transposição poderia ser feita até o local da atual captação, dali seguindo pela tubulação já existente.

Esta captação pode ser feita por gravidade, uma vez que o nível do Rio Preto se encontra muito mais elevado 5que o nível da tubulação de água bruta que desce até Caratinga, ou seja, é como esvaziar uma caixa usando uma mangueira, a água sobe, depois por sucção desce por gravidade, o custo desta mudança de captação para o Rio Preto seria apenas na implantação.

Em Belo Horizonte a COPASA vem apresentando um projeto semelhante, está implantando um sistema de transposição de águas do Rio Paraopeba para o sistema Lagoa Serra Azul, somos igualmente clientes da COPASA precisamos receber a mesma atenção, atenção esta que até agora sequer foi cogitada, tudo isto diante da total conivência e omissão do poder público de Caratinga, executivo e legislativo.

Reiteramos mais uma vez que diante da gravidade da situação, se torna inadiável e urgente a apresentação por parte da COPASA de um plano elaborado especialmente para dar garantia que os consumidores de Caratinga, não ficaram sem abastecimento, por1 total falta de ação da empresa.
Sem mais para o momento
Atenciosamente
Vereadores Voluntários de Caratinga

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui