A cidade de Juiz de Fora, na Zona da Mata, vai sediar nos dias 29 e 30 de agosto, um dos mais importantes eventos empresariais de Minas Gerais, o 17º Super Encontro Varejista (Sevar). Neste ano, será no Terrazzo Centro de Eventos (Avenida Deusdedith Salgado, nº 5.050), bairro Salvaterra. Promovido pela Associação Mineira de Supermercados (AMIS), o Sevar é composto por palestras, workshop, debates, visita técnica e uma feira de negócios, com os principais fornecedores do varejo na região.
O público-alvo são empresários e profissionais supermercadistas, atacadistas, panificador e do pequeno e grande varejo em geral. O evento tem o apoio da Associação Comercial e Empresarial de Juiz de Fora; do Sindicato da Panificação de Juiz de Fora e Sindicomércio de Juiz de Fora.
O Sevar é uma oportunidade para debater o momento de restrição do consumo, mas também para que empresários conheçam as ações que deram certo em outras empresas ou regiões.
O vice-presidente regional da AMIS em Juiz de Fora, Álvaro Lage, enfatiza que o momento é de fortalecer relacionamento e buscar atualização sobre o varejo e que o Sevar é propício para os empresários e profissionais da região.
“O Sevar ganha ainda mais relevância por ser um encontro que propicia, durante as palestras e debates e até mesmo numa conversa informal com colegas do segmento, maior conhecimento sobre o que o cliente busca no dia a dia das nossas lojas. Ao mesmo tempo, é uma oportunidade de propor parcerias que evoluam na direção de atender a esse consumidor mais exigente e com menos dinheiro. Esse é um diálogo que podemos ter com nossos parceiros comerciais durante a Mostra de Fornecedores para que todas as partes sejam beneficiadas: fornecedor, varejo e o cliente final. Para isso, estamos em local e momento certos”, enfatiza Lage.
Em Juiz de Fora, encerra-se a temporada 2018 do Sevar, que atendeu outras regiões do estado como no Centro-Oeste mineiro, realizado em Divinópolis; no Leste, em Ipatinga; no Sul, em Três Corações e no Triângulo e Alto Paranaíba, em Uberlândia que passou a sediar a Superinter. Agora chega à Zona da Mata.
CMCS, OPORTUNIDADE PARA PEQUENOS NEGÓCIOS
Pequenos e microempresários vão ter a oportunidade de participar do Sevar por meio do Circuito Mineiro de Compras Sociais (CMCS). A feira do evento terá um espaço exclusivo para promover a aproximação de pequenos produtores ou agroindústrias familiares com os supermercados. O objetivo é que esses empreendedores se tornem fornecedores do varejo, contribuindo para o fortalecimento dos pequenos negócios e da economia regional.
A seleção dos fornecedores será realizada no dia 14 de agosto, das 13h às 18h, na sede do SEBRAE (Avenida Olegário Maciel, 436 – Santa Helena), em Juiz de Fora. Podem participar todos os empreendimentos, incluindo cooperativas, com faturamento anual de até R$ 4,8 milhões.
O CMCS é uma iniciativa da Associação Mineira de Supermercados (AMIS) em parceria com o governo de Minas por meio da Secretaria de Estado Extraordinária de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais (Seedif).
AÇÃO SOCIAL
Durante o Sevar, a AMIS desenvolve um trabalho de arrecadação de alimentos e produtos de higiene e limpeza para serem destinados a entidades assistenciais da cidade. Interessados em doar, basta levar qualquer quantidade de produtos e entregar nos pontos de recebimento durante o evento.
Os donativos do Sevar da Zona da Mata serão destinados à Sociedade Sopa dos Pobres, que serve almoço gratuito a pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social, em juiz de Fora. Este é um trabalho do “Programa Vida”, que coordena as ações sociais da AMIS.
PROGRAMAÇÃO
Dia 29/08
9h às 11h: Visita Técnica – Supermercados PAIS e FILHOS
Objetivo: Conhecer a estrutura da empresa que procura fazer um trabalho diferenciado, agregando valor em diversos setores das lojas e criando um ambiente agradável para a experiência de compras dos clientes.
14h15: Redução de Custos da Energia Elétrica
14h30: Palestra Magna – Planejar, Executar, Checar e Agir: aprenda a utilizar ferramentas para atingir resultado esperado
Objetivo: Apresentar, com casos reais e de sucesso, como a aplicação do Método de Gestão PDCA melhora resultados de lucro, perdas e despesas no varejo e como podem ajudar no planejamento pessoal
16h15: Comportamentos de consumo no varejo
16h30: Solenidade de Abertura
17h às 21h00: Feira Mostra de Fornecedores
Dia 30/08
10h15: Palestra Gestão de Pessoas – Relacionamento e fidelização para gerar resultados
Objetivo: Como criar uma verdadeira rede de relacionamento dentro e fora das lojas, fidelizando seu público e aumentando as receitas.
Palestrante: Fábio Teixeira: Administrador de Empresas com especialização em Comunicação e Marketing. Com vasta experiência profissional, trabalhou no Grupo Algar, Grupo Martins e na Minerva Foods. Atualmente é professor, palestrante e consultor.
14h: Palestra operacional e comercial – AUMENTANDO SIGNIFICAMENTE OS RESULTADOS DO VAREJO
Objetivo: Apresentar técnicas e ferramentas testadas para trabalhar composição de preços (Pricing), negociação, produtividade e gerenciamento de categorias.
Palestrante: Alexandre Ribeiro: Administrador de Empresas e pós-graduado em Gestão Estratégica de Negócios, Tecnologia da Informação e Marketing. Especialista em gestão estratégica de varejo. Coaching de Varejo, professor de graduação e MBA de diversas disciplinas ligadas ao varejo.
16h: Palestra Comportamental- Transformando Comportamentos em Resultados
Objetivo: Entender que mudanças de atitude podem reverter problemas que impedem o avanço da produtividade e o alcance de suas metas profissionais e pessoais.
Palestrante: André Tomé: Psicólogo e Consultor. Especialista em Gestão de Pessoas, Motivação, Programação Neurolinguística e Gestão e Performance de Negócios. Coach de Alta Performance. Coautor de vários livros na área de gestão de pessoas e comportamento.
17h às 21h: Feira Mostra de Fornecedores