Alguém tinha que tomar uma decisão

196

politicaO ministro Antonio Patriota (Relações Exteriores) deixou o governo após reunião com a presidente Dilma Rousseff na noite desta segunda-feira (26). O Palácio do Planalto anunciou como novo ministro Luiz Alberto Figueiredo, atual embaixador do Brasil na Organização das Nações Unidas (ONU). Patriota passará a ser o novo representante do Brasil nas Nações Unidas.

O motivo da demissão foi o episódio do senador boliviano Roger Pinto Molina, que estava asilado havia um ano na embaixada brasileira em La Paz e foi trazido para o Brasil em um carro oficial brasileiro, embora não tivesse autorização do governo boliviano para deixar o país.

Nota divulgada pelo Planalto diz que Dilma “aceitou hoje pedido de demissão do ministro Antonio de Aguiar Patriota e indicou o representante do Brasil junto às Nações Unidas, embaixador Luiz Figueiredo, para ser o novo ministro de Relações Exteriores”.

cronologia-senadorbolivia_1A cúpula do ministério passou o dia em reuniões para tratar da situação do senador e do diplomata Eduardo Saboia, encarregado de negócios da embaixada brasileira em La Paz, que admitiu ter organizado a operação que trouxe Molina para o Brasil em um carro oficial. “Tomei a decisão de conduzir essa operação, pois havia o risco iminente à vida e à dignidade do senador”, disse.

O Brasil está ruim com a política externa. Faltou pulso do governo brasileiro para resolver esse problema, e acho que eles estavam  esperando que o senador desistisse ou que a Bolívia retirasse ele da Embaixada Brasileira. Nosso país tem sido indeciso nas relações exteriores. Não vou nem citar as gafes diplomáticas passadas. Está na hora de nosso governo rever a diplomacia brasileira para que decisões fimes sejam tomadas, afinal o Brasil não é um país qualquer. Está faltando liderança.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui