Colômbia alerta sobre risco de erupção do Vulcão Galeras

188

O Instituto Colombiano de Geologia e Mineração (Ingeominas) divulgou o alerta laranja sobre o risco de erupção do Vulcão Galeras, no Sul do país. De acordo com o órgão, há ameaça de “erupção provável” nos próximos dias e até semanas. Segundo o instituto, o risco existe em decorrência das oscilações das atividades sísmicas na região.

De acordo com o instituto, houve pequenos sismos na região, do “tipo parafuso”, identificados pelo Ingeominas. Os técnicos fazem o alerta ainda para a eliminação de gases na área do vulcão. “Há uma dispersão para o Norte e forte cheiro de enxofre, gases nesse sentido. Esses gases são de origem magmática”, diz o comunicado publicado na página do instituto.

O instituto informou também que as mudanças apresentadas na sismicidade e os processos de desgaseificação observados, nesses últimos dias, são resultado da “intrusão de magma em nível superficial e podem refletir uma fase de resfriamento, cristalização e solidificação do material magmático”.

O Vulcão Galeras é um dos 38 existentes na Colômbia. Desses, 15 estão ativos. Nos últimos anos, houve vários registros de erupção do Galeras. O vulcão está na região de Pastro, no departamento (estado) de Nariños, e mede 4.276 metros acima do nível do mar.

Agencia Brasil

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui