Nepal na BOLSA DE ESTUDOS (SCHOLARSHIP) NÚMERO 1.000.

265
Crianças do Nepal

Comunicamos com muita alegria que chegamos no Nepal na BOLSA DE ESTUDOS (SCHOLARSHIP) NÚMERO 1.000. 

Não queremos ser ligados em números, pois as pessoas são mais importantes que coisas e não são um mero número, também não queremos ser ligados no FAZER ou no TER, mas sim no SER, queremos ser elementos abençoadores na sociedade, mas sem dúvida, a doação da bolsa de estudos número 1.000 no Nepal nos encoraja muito. 

Queremos neste e-mail explicar um pouco como funcionam as scholarships (bolsas de estudos).  

Sempre sonhamos ser uma grande família no Nepal, lutamos contra o tráfico e muitas outras organizações o fazem com zelo e dedicação assim como nos fazemos, todos trabalhamos arduamente. Cremos que muitas outras organizações vislumbram um fim para esse mal, mas percebemos que a miséria humana muitas vezes alimenta até mesmo o sistema das organizações sociais, que sem perceberem, começam a fazer parte de um ciclo vicioso onde não ha alguma solução a vista, apenas medidas paliativas de alivio à dor causada por algum mau social agudo (alguma tragédia repentina) ou algum mal social crônico, em nosso caso, o tráfico de crianças. Mas nós realmente sonhamos em acabar com o tráfico de crianças no Nepal, mesmo que isso soe um tanto utópico diante dos números alarmantes que vivemos. 

Conversando com as meninas e meninos que abrigamos nas casas (hoje quase 200 vidas acolhidas nas 5 casas), percebemos que a maioria das que caíram na malha do trafico não tiveram bom acesso aos estudos, muitas delas, nenhum acesso. No Nepal, principalmente as meninas, são desprezadas quanto à oportunidade da escola, assim, notamos que uma medida preventiva seria VIABILIZAR QUE MUITAS CRIANÇAS, ESPECIALMENTE MENINAS ESTUDASSEM EM SUAS VILAS, ficando em seu próprio meio-ambiente e social, permanecendo no seio de suas famílias, isso seria muito preventivo, sem o trauma emocional de uma possível separação familiar causada pelo tráfico ou mesmo pelo resgate preventivo e ainda seria financeiramente mais viável. 

Deus nos abençoou, cremos que Ele foi nos mostrando um caminho e planejamos um método, visitaríamos as vilas dos distritos mais afetados pelo tráfico e tentaríamos identificar as vítimas em potencial e prover a elas estudos e um certo acompanhamento familiar, que chamamos MONITORAMENTO. 

O plano tem 5 etapas distintas em ação e cronologia: 

ETAPA 1: as vilas são visitadas, especialmente em regiões remotas ou mais susceptíveis ao tráfico, através de informações que temos (por exemplo, repatriamos da Índia uma leva de vinte meninas nepalesas no ultimo ano; dessas vinte, dezoito são dos distritos de Nuwakot e Sindupalchowk, o que faz desses dois distritos campeões no triste número do tráfico de crianças), hoje podemos ter acesso em 17 distritos nepaleses (temos isso especificado no contrato que temos com o Governo do Nepal e poderão ser mais 3 em breve, totalizando vinte distritos ao todo) escolas contactadas e passamos vídeos preventivos contra o tráfico humano e um desenho animado prevenindo contra o abuso sexual infantil (um mal terrível que assola as crianças, mas que quase que não é comentado na conservativa sociedade nepalesa).

Na primeira fase, um comitê escolar composto de lideres da escola e professores aponta as crianças que receberão as primeiras bolsas, geralmente de 5 a 10 crianças QUE JA ESTUDAM são beneficiadas, a escola pode optar por indicar crianças carentes ou mesmo premiar crianças com boa performance escolar. ASSIM, FICA ESTABELECIDO O CONTATO COM A VILA E ESCOLA, O RELACIONAMENTO COM A COMUNIDADE VAI SENDO DEFLAGRADO. Essa primeira etapa da bolsa escolar consiste em cadernos, mochila, sapatos, uniformes, canetas e pagamentos das taxas escolares anuais (mesmo nas escolas do governo do Nepal, onde o ensino deveria ser gratuito, as taxas de exames, admissão, ou outras pequenas taxas que existem inibem uma pessoa de baixa renda de colocar suas crianças na escola).  

ETAPA 2: O comitê escolar começa a identificar as crianças na área que não estudam por falta de recursos e podem nos trazer os nomes num formulário, para que essas agora tenham as bolsas de estudo e possam ter acesso à escola. (do nosso lado, temos um outro grupo que avalia caso-a-caso os pedidos de bolsas, são 4 brasileiros da Mobilização Mundial-MCM e 5 Nepalesas da Nepalese Home e mais dois membros externos que serão convidados a partir da próxima seleção de bolsas). Assim, através desse comitê interno é determinado qual criança é elegível para a bolsa de estudos, se houver dúvidas quanto à necessidade ou não da bolsa de estudo para alguma criança, se deflagra um outro processo chamado HOME STUDY (estudo da condição do lar) uma ou mais pessoas da Nepales Home são enviadas para checar as condições sociais da família, renda, situação das crianças, etc. Como somos uma organização cristã com diversos contatos na área do cristianismo os pastores evangélicos dos distritos em que atuamos também podem reivindicar bolsas de estudos para crianças em risco da área, mas passam pelo mesmo critério de avaliação para recebimento das bolsas de estudos. No primeiro contato com as vilas e escolas para as bolsas de estudos o comitê interno citado logo acima não intervém na decisão das bolsas. 

ETAPA 3: Uma equipe de monitoramento acompanha a criança a cada 3 meses, recebendo copia do boletim escolar e visitando a família, fazendo uma conscientização mais pessoal e mais próxima. A cada 3 meses a criança assistida pela bolsa recebe uma dúzia de cadernos e reposição do material escolar necessário e uma visita de acompanhamento.  (essa fase tem sido realizada já nas vilas, mas está um pouco atrasada devido falta de pessoal nepales para essa tarefa) 

ETAPA 4: Cada criança beneficiada com a bolsa receberá um rápido treinamento uma carteirinha de agente “anti-trafficking” e pode estar apta a conscientizar outras crianças desse mal e fazer contatos com nosso escritório central em Kathmandu denunciando algum caso de tráfico ou abuso que tomem conhecimento. Também os professores e funcionários das escolas receberão uma outra carteira, onde são identificados como potenciais observadores e monitores do movimento de crianças que possam estar saindo das vilas para trabalhos na Índia ou outros países. (essa etapa ainda está somente no projeto, pois é complexa essa viabilização). 

ETAPA 5: Checamos a possibilidade de geração de alguma fonte de renda para a criança e família, seja algum artesanato manual ou mesmo, através de alguma fonte de renda local como cultivo ou colheita de ervas medicinal, criação de pequenos animais como cabritos ou galinhas. (essa etapa ainda é sonho distante). 

PS. O Nepal vive hoje um boom de empregos no exterior, meninas são iludidas com promessas de empregos na Malásia e Golfo Pérsico, mas poucas chegam lá, a maioria não passa da Índia onde já são negociadas em bordeis, (temos varias com esse perfil em nosso meio que foram repatriadas da Índia). As que conseguem chegar num emprego no Golfo Pérsico (Iraque, Arábia, Emirados Árabes, Catar, etc.) geralmente voltam exploradas, sem dinheiro, tudo não passa de uma mera ilusão, poucas conseguem um emprego digno com salário certo. 

Com esse sistema das bolsas, temos tido acesso a vilas e lugares onde não chegaríamos por outros meios, temos sido reconhecidos como uma organização que realmente visa acabar com o tráfico e o melhor de tudo: MENINAS E MENINOS TEM TIDO ACESSO À EDUCACAO. 

Também os vídeos que são apresentados nas visitas nas escolas e nas casas trazem muita conscientização, muitas vezes podemos ver lágrimas nos olhos de meninas e crianças, algumas abusadas, mas sem voz, mas que recebem um número de telefone para denuncia ou, se são vilas remotas sem acesso ao fone, são encorajadas a abrir seu drama buscando ajuda com o pessoal da Nepalese Home (equipe nepalesa que implanta o programa). As meninas da Nepalese Home começam a construir uma relação de amizade e companheirismo com as crianças que recebem as bolsas e com as famílias dessas. 

Financeiramente, as bolsas além de preventivas são mais viáveis, pois enquanto que um resgate na Índia pode custar até 2.000 U$ e uma menina abrigada pode custar até quase 100 U$/mensais (rateados custos como aluguel, alimentação, energia, despesas administrativas, etc.) o custo de uma bolsa escolar mensal fica na faixa de APENAS 8 DOLARES NA MEDIA POR CRIANÇA ASSISTIDA COM A BOLSA COMPLETA, incluindo material escolar, uniformes e as taxas escolares.  

Sabemos que a raiz de tudo é a ignorância e pobreza, e Jesus mesmo disse que “os pobres sempre estarão em vosso meio…” (Mateus 26:11) então, sempre será possível estar em nosso meio, pessoas com melhor ou pior condição financeira, mas cremos que podemos levar luz e conhecimento através da educação e através disso, erradicar esse mal do tráfico e trazer mais esperança na comunidade nepalesa e outras pelo mundo afora, manifestando o Reino de Deus de uma forma bem diferente, promovendo a dignidade humana e com isso tendo acesso a compartilhar muito mais do Evangelho. 

Acima de tudo, entendemos também que ha questões espirituais envolvidas que geram todo o desajuste social e moral de qualquer sociedade ou comunidade e por isso, no acompanhamento familiar e monitoramento, as meninas que estão conosco terão a oportunidade de ministrar a Palavra, mostrando que existe um Deus de amor que cura todos os males sejam pessoais, familiares, sociais, morais, isso feito numa atitude de amor, companheirismo e paz. 

O que temos no coração (e num contrato com o Governo do Nepal) e chegarmos a 3.000 SCHOLARSHIPS ATÉ 2012 e graças a Deus, neste Janeiro de 2011 chegamos ao número 1.000, a criança beneficiada se chama SHANTI KHARKI  e é do distrito de Ramechap, nas montanhas do Nepal (vejam fotos abaixo, a Shati é a menina na foto com um colar de flores). 

Com as bolsas de estudos, temos chegado a locais muito remotos do Nepal, locais de difícil acesso, alguns deles, temos de deixar o carro e andar por horas até as vilas, subindo e descendo por trilhas de pedras, às vezes geladas ou molhadas, outros o carro chega com muita dificuldade (veja fotos das estradas), em muitos locais a visão dos Himalaias é de tirar o fôlego, muitas das cenas vistas nas estradas são engraçadas, as escolas muitas vezes tem estrutura precária, mas são experiências gratificantes, ao chegar nesses locais, a comunidade acaba honrando o esforço com simplicidade e gratidão e é realmente muito especial ver a equipe nepalesa fazendo o trabalho das bolsas, da monitoração e estabelecimento da visão, ainda que nos como brasileiros damos suporte na logística e provisão, mas reconhecemos que o trabalho das bolsas hoje é feito 100% com os nepaleses na coordenação, debaixo da liderança de uma das meninas (Márcia Tamang). 

Agradecemos a todos que sonham e participam conosco de cada conquista no Nepal. 

Abraços com gratidão dos Himalaias, 

Família Meninas dos Olhos de Deus-NEPAL 

Se você quiser adotar uma ou varias crianças nepalesa com bolsa de estudo, entre em contato conosco.

http://www.theappleofgodseyes.com/

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui