Notícias internacionais do Expresso Indiano

45

A grande história 

O Centro classificou 11 Estados / UTs como “Estados de grave preocupação” , destacando que eles contribuíram com 90% dos casos de Covid e 90,5% das mortes nos últimos 14 dias. Esses estados, disse o Centro, cruzaram ou estão perto de cruzar seus picos registrados no ano passado. Com a situação em Maharashtra particularmente preocupante, o ministro-chefe Uddhav Thackeray, em um discurso ao estado, parou antes de anunciar um bloqueio , mas avisou que uma decisão pode ter que ser tomada nos próximos dois dias.

Só no Expresso

O chefe da AIIMS, Dr. Randeep Guleria, falando no evento eletrônico The Indian Express Idea Exchange, disse que a campanha de vacinação da Covid deve ser gradualmente aberta para cobrir grupos de idades mais baixas se o número de pessoas que vêm para a vacinação estiver caindo. Mas isso tem que ser equilibrado com a disponibilidade de vacinas , acrescentou.

Da primeira página

A repolling será realizada em uma seção eleitoral na sede da Assembleia Ratabari em Assam, depois que vários vídeos surgiram online de um grupo de pessoas interceptando um carro particular carregando um EVM. O carro, ao que parece, pertence a um candidato a BJP . De acordo com a CE, seus oficiais pegaram carona sem verificar os detalhes da propriedade depois que o carro no qual eles estavam transportando o EVM quebrou a caminho da sala-forte. 

As propriedades de Senthamarai, filha do chefe do DMK, MK Stalin, e de seu Sabareesan, considerada uma das pessoas mais poderosas que ajudaram Stalin nas eleições para a Assembleia estadual, estavam entre as 28 instalações pesquisadas pelo departamento de Imposto de Renda visando os líderes do DMK . O DMK enviou uma carta ao painel de votação acusando o BJP de usar a agência central para manchar sua imagem.

O Centro escreveu ao governo de Punjab buscando ação com base nas descobertas de uma investigação da BSF de que trabalhadores migrantes em regime de servidão de Bihar e Uttar Pradesh estavam sendo empregados nas aldeias fronteiriças do estado e administravam drogas para fazê-los trabalhar por longas horas . A carta atraiu reações agudas de líderes agrícolas que protestavam contra as novas leis agrícolas do Centro.

Decisão 2021

Os chars em baixo Assam são o lar de uma grande proporção de muçulmanos de língua bengali que se estabeleceram aqui devido a ondas de imigração que remontam à pré-partição. Alvo da agitação de Assam, e a principal razão para o exercício do NRC, a comunidade agora está recebendo a campanha anti-‘Miya ‘do BJP. Portanto, não é surpreendente que haja uma consolidação clara por trás da aliança Congresso-AIUDF aqui. 

A capital de Kerala, Thiruvananthapuram, sempre foi um campo de testes para o BJP e partidos alinhados à sua ideologia. A influência do BJP cresceu no distrito ao longo dos anos. Em 2016, O Rajagopal abriu a conta do BJP na Assembleia ao ganhar de Nemom de Thiruvananthapuram. Desta vez, também, o partido está apostando na capital de Kerala, onde os Nairs de casta superior constituem quase 30% da população hindu, para aumentar sua contagem.

Em Nandigram, ex-camaradas que se tornaram rivais Mamata Banerjee e Suvendu Adhikari trocaram acusações durante o curso da campanha que lançou uma nova luz sobre o tiroteio da polícia que deixou 14 mortos durante o movimento de aquisição de terras Trinamool em 2007. Nós explicamos o que aconteceu durante o Tiro de março de 2007 em Nandigram, bem como suas consequências políticas.

Deve ler

Enquanto a ministra-chefe de Bengala Ocidental, Mamata Banerjee, luta talvez sua batalha eleitoral mais significativa, o enquadramento de sua disputa não é apenas a política do BJP contra o Trinamool – mas também a economia do estado . O anti-incumbência que Banerjee enfrenta é tanto sobre corrupção local e ideologias concorrentes quanto sobre industrialização estagnada, fraco crescimento do crédito, quase congelamento de novos empregos, baixo desenvolvimento de infraestrutura e gastos com agricultura.Em um esforço para entrar nos mercados rurais domésticos, os gigantes do varejo global Walmart India e Amazon India tentaram entrar no mercado rural doméstico oferecendo ajuda para o crescimento das lojas virtuais da Grameen. Mas ambas as propostas foram rejeitadas pelo Ministério da Eletrônica e Tecnologia da Informação (MeitY). “Já temos quatro tipos de aplicativos e plataformas que ajudam a operar todo o ecossistema das lojas eletrônicas da Grameen”, disse um funcionário sênior do Ministério de TI ao Indian Express.

E finalmente…

Deepak Pahal foi um ex-campeão internacional júnior e nacional júnior da Índia; agora, ele está sendo caçado pela polícia por vários casos de assassinato e extorsão. Nos últimos três anos, Pahal é suspeito de estar envolvido em quatro assassinatos e acusado de extorsões , além de planejar e executar a fuga de temidos bandidos da custódia policial. Seu modus operandi? Jogando pimenta em pó na polícia, atirando neles e depois desaparecendo. 

Confidencial de Delhi: Foi um aniversário agitado para Adhir Ranjan Chowdhury, o presidente do Congresso de Bengala Ocidental, na sexta-feira. No meio da campanha, Chowdhury não restringiu nenhum de seus planos de campanha eleitoral, mas também encontrou tempo para comemorar com seus apoiadores.

Rahel Philipose e Leela Prasad G

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui