Para amantes do vinho: motivos para conhecer Mendoza na Argentina

399
10 Vinicolas para se conhecer em Mendoza

Se você é um apreciador da arte do vinho, você já deve ter ouvido falar das vinícolas da Argentina. A maioria delas está localizada na província de Mendoza, que te proporcionará uma das melhores experiências que você pode ter na vida. Se trata da “terra do Sol e do bom vinho” e é encantadora. Ideal para Brasileiros que gostam de viagens com enoturismo. Passagens barata, rápidas e com apenas uma parada em Buenos Aires ou Santiago. Qualquer época do ano é ideal para ir a região Mendocina e se você escolhe ir no inverno, você pode estender o passeio para um dos centros de esqui como Las Peñas ou Penitentes que estão próximos.

Hospedagem: Ao viajar para a capital do vinho argentino você tem muitas opções para escolher. De hotéis sofisticados à hostels mais baratos. De pousadas aconchegantes na cidade, até apart hotéis no estilo airbnb, onde você aluga um espaço só para você e quem te acompanha. Mas as opções mais interessantes, e que te levam a uma experiência muito diferente e de mais intimidade com os parreirais, é ficar acomodado em uma das bucólicas pousadas em Chacras de Coria ou se hospedar em uma das vinícolas que oferecem essa opção.

Vinícolas e Bodegas: Mendoza possui cerca de 1.200 delas e em torno de 200 estão abertas para visitação. São sem dúvidas as maiores atrações de quem vai visitar a cidade e é sempre bom avisar com uma semana de antecedência para eles estarem preparados para te receber. É interessante separar as visitas às vinícolas por área: Maipú e Luján de Cuyo, estão mais próximas a cidade de Mendoza e Vale de Uco mais distante e o passeio acaba tomando o dia inteiro. É bom não agendar muitas visitas em um único dia. Duas ou três no máximo, assim você pode aproveitar melhor cada local.

Vinícolas de Maipú

Maipú é um departamento que está a apenas 16 km da capital Mendoza. É recomendável começar o passeio pela Bodega La Rural (Rutini). O principal atrativo é o Museo del Vino que reúne 4.500 peças originais, incluindo lagares e prensas do período colonial. Feito esse passeio para aprender sobre a história do vinho argentino, é interessante seguir viagem para O vinhedo da Família Zuccardi. Eles oferecem a possibilidade de fazer o tour de bicicleta ou em carros antigos e passar pelas tradicionais salas com os tanques, barris e com direito a degustação ao final. A bodega oferece um restaurante parrilla e é uma boa pedida fazer essa pausa. A bodega López também tem um mini museu e um restaurante muito bom. O Trapiche, que fica em um edifício majestoso construído em 1912 ao lado da estação de trem. O Trivento do grupo Concha y Toro é uma deliciosa surpresa. Eles possuem um mirante adorável de onde se pode ver uma parte de seus vinhedo e tem vista para os Andes ao lado de uma represa.

Luján de Cuyo

É onde se concentram a maior parte das vinícolas. A Catena Zapata tem sua arquitetura inspirada nas pirâmides Maias Você terá uma aula sobre microclimas e terroir. A bodega Norton impressiona com o volume de produção e fazem atividades muito interessantes, entre elas o visitante pode criar o próprio blend com mistura de varietais. A região possui diversos restaurantes muito sofisticados e com arquiteturas deslumbrantes. Em sua grande maioria com harmonização de vinhos e com os azeites produzidos na região.

Valle de Uco

Região com vinícolas super modernas e muito capital estrangeiro. À 130 quilômetros ao sul de Mendoza se localiza o departamento de São Carlos, onde se encontra a vinícola O. Fournier. A arquitetura tem um desenho futurista, que se destaca da paisagem na planície. Eles oferecem passeios pelas caves subterrâneas com 10 metros de profundidade. Disponibilizam hospedagem e um restaurante muito bom com menu elaborado por Nadia Fournier. 

São muitas as opções de passeios em Mendoza e para quem ama o vinho, a vontade é conhecer todas. Se planeje para não fazer os passeios com pressa e se delicie com esse paraíso. Tim tim!

 

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui