Primeiro Ministro pede a estados que relate os números ‘transparente’

184
O primeiro-ministro Narendra Modi presidiu no sábado uma reunião de alto nível para fazer um balanço da situação do Covid-19 no país. (Foto do arquivo)

logo

EVENING BRIEFING

O primeiro-ministro também disse que os estados devem ser encorajados a relatar seus números de forma transparente, sem qualquer pressão de números altos mostrando adversamente em seus esforços.

O primeiro-ministro Narendra Modi presidiu no sábado uma reunião de alto nível para fazer um balanço da situação do Covid-19 no país. (Foto do arquivo)

Um dia depois de advertir que a segunda onda da pandemia está se espalhando para as aldeias em um local rápido, o primeiro-ministro Narendra Modi disse no sábado que “os estados devem ser encorajados a relatar seus números de forma transparente, sem qualquer pressão de números altos mostrando adversamente em seus esforços”.

Com a extensão da propagação indicada por dados que mostram que mais de 500 distritos no país estão relatando uma taxa de positividade de mais de 10%, Modi sublinhou que as estratégias de contenção localizadas são “a necessidade de hora, especialmente para estados onde a Taxa de Positividade de Teste nos distritos é Alto”.

O PM estava participando de uma reunião de alto nível na Covid no sábado, onde funcionários seniores deram uma apresentação detalhada sobre a situação da Covid em nível estadual e distrital, testes, disponibilidade de oxigênio, infraestrutura de saúde e roteiro de vacinação, uma declaração divulgada pelo PMO disse.

Entre as sugestões feitas pelo PM estava que os testes fossem ampliados usando RT-PCR e Testes de Antígenos Rápidos (RAT).

Anteriormente, reconhecendo a falta de instalações de RT-PCR nas áreas rurais da Índia, levando a um atraso nos relatórios, os estados foram orientados a conduzir um RAT agressivo para detecção precoce e isolamento em áreas rurais. O ICMR orientou os estados a instalar cabines de teste 24 horas por dia, 7 dias por semana em escolas, faculdades e centros comunitários em vilas e cidades. Ao contrário do caso de RT-PCR, não é necessária acreditação para essas instalações.

Isso contrasta com a orientação anterior do governo de que o RAT deveria representar apenas 30% do total de exames, devido à alta possibilidade de falsos negativos.

Na reunião de sábado, o PM também disse às autoridades para se concentrarem nos aspectos críticos do manejo clínico para reduzir a mortalidade, incluindo um plano de distribuição para garantir o suprimento de oxigênio nas áreas rurais. “O primeiro-ministro disse que o treinamento necessário deve ser fornecido aos profissionais de saúde na operação de tais equipamentos (concentradores de oxigênio, etc.), e o fornecimento de energia deve ser garantido para o bom funcionamento de tais dispositivos médicos”, disse o PMO.

Modi também determinou que os trabalhadores da ASHA e anganwadi recebessem “todas as ferramentas necessárias” para as operações de contenção e vigilância. “O PM solicitou que as diretrizes fossem disponibilizadas em linguagem fácil, juntamente com ilustrações para isolamento domiciliar e tratamento em áreas rurais.”

O PM tomou “nota séria” dos relatos de ventiladores fornecidos pelo Centro não utilizados no armazenamento, orientando as autoridades a realizar uma auditoria imediata da sua instalação e operação. “O primeiro-ministro acrescentou que o treinamento de atualização para o funcionamento adequado dos ventiladores deve ser fornecido aos profissionais de saúde, se necessário”, disse o PMO.

As autoridades informaram ao PM que, embora a taxa de positividade do teste diminuísse gradualmente, a taxa de recuperação aumentava. “Foi discutido que os casos que ultrapassaram quatro lakh por dia agora estão diminuindo como resultado dos esforços dos profissionais de saúde.”

Ao todo, 3.26.098 novos casos foram notificados em todo o país nas últimas 24 horas, com 3.890 mortes. No sábado, o número total de casos ativos da Índia era de 36,73,802.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui