Sonda New Horizons manda sinal à Terra e Nasa considera missão um sucesso

194

Nasaplui

A Nasa recebeu os primeiros sinais da sonda New Horizons nesta terça-feira (14) às 21:53 (horário de Brasília). Os sinais que os cientistas da Nasa (agência espacial americana) receberam são os mais positivos possíveis: foram gravados dados, imagens e informações sobre a atmosfera de Plutão.

Os pesquisadores envolvidos acreditam que deve demorar até um ano para que a Nasa processe todas as informações captadas pela sonda. A expectativa é que já na quarta-feira (15) sejam liberadas algumas novas imagens do planeta-anão.

A sonda espacial New Horizons, lançada pela Nasa em 2006, passou nesta terça-feira à sua menor distância de Plutão, em um voo histórico. A uma velocidade de mais de 49.300 km/h depois de uma viagem de 4,8 bilhões quilômetros, a New Horizons passou a apenas 12.430 km de Plutão, às 11h49 GMT (8h49 de Brasília), explicou a Nasa.

Nunca antes uma nave havia se aventurado até o Cinturão de Kuiper – o amplo anel de escombros que cerca o Sistema Solar e por onde Plutão circula.

Desde a Voyager 2, que sobrevoou Netuno em 1989, nenhum novo planeta tinha sido aproximado de tão perto.

Por enquanto, a missão pioneira da Nasa conseguiu confirmar a existência de uma camada de gelo polar em Plutão e descobriu nitrogênio escapando de sua atmosfera.

“E nós também descobrimos que Plutão é um pouco maior do que pensávamos: o planeta tem um raio de 1.185 quilômetros, mais ou menos 10 quilômetros”, explicou o principal pesquisador da New Horizons, Alan Stern.

“Em 24 horas, a qualidade da resolução de nossas imagens vai passar de 15 quilômetros por pixel, para menos de 100 metros por pixel”, afirmou Cathy Olkin, pesquisadora-adjunta do projeto. “Veremos quão altas são as montanhas e quão baixos são os vales”.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui