Trem alemão circula pela primeira vez sob o canal da Mancha

310
Trem da Deutsche Bahn entra no Eurotúnel nesta quarta-feira

Eurostar tinha monopólio da linha desde 1994.

Testes devem demonstrar capacidade do trem para circular pela rota.

Um Trem de Grande Velocidade (TGV) alemão circulou nesta quarta-feira (13) pela primeira vez pelo túnel do canal da Mancha, que une França e Grã-Bretanha, terminando com o monopólio da Eurostar nesta linha.

O trem, um ICE3 da Deutsche Bahn (DB, companhia ferroviária alemã), iniciou seu percurso sem passageiros na localidade francesa de Calais (norte), em testes que devem demonstrar sua capacidade para circular por essa linha

A linha da Mancha, o percurso mais frequentado do mundo segundo o Eurotunnel, operador da infraestrutura, está em processo de abertura de licitação, no momento em que ocorre a liberação do tráfego ferroviário de passageiros no seio da união europeia.

Desde o início do serviço comercial do túnel, em 1994, a sociedade Eurostar (que pertence, com 55%, à via férrea francesa SNCF e com 40% à britânica LCR e com 5% à belga SNCB) tem o monopólio da linha que permite a união à grande velocidade entre França, Bélgica e Grã-Bretanha.

Até agora, apenas a DB mostrou-se interessada em concorrer neste mercado.

O presidente-executivo do Eurotunnel, Jacques Gounon, mostrou-se convencido nesta quarta-feira de que o “ICE3 superará os testes de segurança aos quais será submetido”.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui