O que é blockchain?

88

Não se assuste ao escutar termos técnicos em conversas de pessoas descrevendo a “blockchain”. Uma blockchain é apenas um banco de dados. E não é algo particularmente sofisticado – você pode criar uma usando uma planilha, com pouco esforço.

Existem algumas peculiaridades em relação a esses bancos de dados. A primeira é que as blockchains são append-only, que em português seria algo como “somente-anexos”. Isso significa que você só pode adicionar informação – não é possível simplesmente clicar em uma célula e fazer a exclusão do que já foi adicionado, nem fazer qualquer alteração.
A segunda é que cada entrada/adição (chamada de bloco) no banco de dados é criptograficamente vinculada à última entrada. Simplificando, cada nova entrada deve conter uma espécie de “impressão digital” (hash) referenciando o bloco anterior.

E é isso! Como cada “impressão digital” aponta para a última, o resultado é uma cadeia de blocos. Ou – como as crianças descoladas gostam de chamar – uma blockchain.

Uma blockchain é imutável: se você alterar um bloco, ele altera a impressão digital. Como essa impressão digital também é incluída no próximo bloco, o bloco seguinte também será alterado. Mas como a impressão digital do bloco seguinte também é incluída no próximo… bem, você entendeu a ideia. Você acaba tendo um efeito dominó onde qualquer mudança se torna evidente. Não é possível alterar nenhuma informação da blockchain sem que todos percebam.

É só isso?

Esperava mais? Justo. A inovação aqui não é uma alternativa complicada para as planilhas do Google Sheets. O que é inovador, é que todos podem fazer o download de blocos de outros usuários na rede para criar cópias idênticas da blockchain em seus computadores. Isso é o que faz o software que mencionamos anteriormente.

Suponha que você e seus amigos Alice, Bob, Carol e Dan estejam executando o software. Você pode dizer “Quero enviar cinco moedas para Bob.” Então, você envia essa informação/instrução para todos os outros, mas as moedas não são enviadas para Bob imediatamente.

Ao mesmo tempo, Carol pode decidir enviar cinco moedas para Alice. Ela também envia suas instruções para a rede. A qualquer momento, um participante pode reunir todas as instruções pendentes e criar um bloco.

Se qualquer um pode criar um bloco, o que os impede de trapacear?

Pode lhe parecer uma boa ideia criar um bloco que diga “Bob me envia um milhão de moedas.” Ou então, comprar Lamborghinis e casacos de pele de Carol, fazendo transações com fundos que você não possui.

Bem, não é assim que funciona. Devido a criptografia, teoria dos jogos e algo conhecido como algoritmo de consenso, o sistema impede que você gaste fundos que você não possui.

Você já sabia de tudo isso e só quer aprender como fazer trading ou investir? Esse é nosso próximo tópico.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui