Quão anônima é a criptomoeda?

132

Uma década após o surgimento da criptomoeda, ela ainda é descentralizada, o que significa que não é regulamentada pelo governo, o que a torna anônima.

Mas quão anônima é a criptomoeda?

Quando a moeda digital e principalmente o bitcoin, foi inventada em 2008 por um grupo desconhecido que atende pelo pseudônimo Satoshi Nakamoto .

Eles lançaram a tecnologia exclusiva de blockchain que permite a troca anônima de criptomoedas que não requer identificação. Em vez disso, ele usa endereços de carteira gerados por hashes criptográficos que parecem semelhantes ao olho humano, mas diferentes em computadores. É uma string de hashes contendo números em maiúsculas e minúsculas.

A criptomoeda é anônima, pois as várias transações envolvidas na moeda digital, como compra, venda ou troca de moeda, usam endereços criptografados . Cada usuário possui um endereço pessoal e um público em sua carteira criptografada – onde armazenam sua moeda digital.

O código secreto é útil como assinatura do usuário ao enviar moeda digital, enquanto a chave pública ajuda a receber moeda. Isso torna as transações indetectáveis ​​a qualquer identidade.

No entanto, a tecnologia blockchain é como um livro-razão útil na verificação de transações, o que significa que as informações estão publicamente disponíveis para os usuários. Além disso, em muitas bolsas de moeda, os negociadores devem divulgar sua identidade aos terceiros da bolsa como KYC (conheça seu cliente), o que significa que a transação pode ser rastreada até o usuário.

Por mais que as plataformas de troca mantenham a discrição da identidade do usuário, suas identidades podem ser expostas em casos de violação cibernética.

A possibilidade de fazer transações anônimas usando criptomoeda levou a um aumento nas atividades ilegais. Um exemplo comum é o Wannacry Ransomware, que afetou muitos computadores em todo o mundo, e os ciberataques exigiram o resgate na forma de bitcoins para evitar serem identificados .

O anonimato da criptomoeda também foi associado a negociações no mercado negro, evasão fiscal, lavagem de dinheiro, etc., que podem fazer com que ela enfrente regulamentações governamentais rigorosas no futuro.

É possível comprar Bitcoins anonimamente?

Sim, é possível comprar bitcoins anonimamente, já que você pode querer investir ou acomodar alguns bitcoins para uso futuro sem contar ao mundo. Uma maneira de comprar bitcoins com anonimato é encontrar um vendedor de bitcoins perto de você e encontrá-lo para uma troca física dos bitcoins com sua moeda fiduciária ou qualquer outro ativo.

Mas, seria melhor se você encontrasse um vendedor legítimo e respeitável. Outra maneira é comprar bitcoins em dinheiro em um caixa eletrônico bitcoin próximo à sua localização física. Embora seja uma forma digital de fazer uma transação, você pode especificar que não tem identificação ou usar uma pseudo-identidade.

Você também pode comprar bitcoins anonimamente por meio de uma troca de criptomoedas, como godex.io, que permite ao usuário fazer uma troca anônima. Você pode usar uma identidade diferente se quiser manter sua identidade do vendedor, o que garante a total discrição de sua transação.

Outra maneira sensata de comprar bitcoins anonimamente é usar endereços de carteira diferentes sempre que você fizer uma transação. Com vários endereços de carteira bitcoin, as transações não serão rastreáveis ​​para você, mas com os avanços da tecnologia , isso será impossível no futuro.

Qual é a criptomoeda mais anônima?

Atualmente, as criptomoedas mais anônimas são monero e Zcash. Zcash fornece recursos de segurança exclusivos para ocultar transações; no entanto, eles devem ser atualizados pelo usuário e são limitados a algumas transações.

Isso reduz a privacidade, pois o anonimato da criptomoeda exige que todas as transações sejam discretas. O Monero, por outro lado, oferece recursos exclusivos para tornar todas as transações anônimas.

Palavras Finais

Agora que você conhece a criptomoeda mais anônima globalmente, pode usar essas plataformas para executar a criptomoeda segura .

É tudo por agora. Se você ainda tiver dúvidas sobre a criptomoeda e seu anonimato, responda às suas perguntas na seção de comentários fornecida abaixo.

 

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui