12ª Cia MAT – PM e comunidade buscam o equilíbrio ambiental

596

A equipe da Patrulha de Prevenção a Degradação Ambiental (PPMAmb), composta pelo Cb Gether e Sd Edson, pertencentes ao Grupamento PM de Meio Ambiente de Manhuaçu, em parceria com a Escola Estadual de Abre Campo, SAAE, Prefeitura e Câmara Municipal de Abre Campo vem realizando  diversas ações de combate ao mosquito borrachudo, que se proliferou muito na cidade.

Cb Gether e Sd Edson, pertencentes ao Grupamento PM de Meio Ambiente de Manhuaçu, em parceria com a Escola Estadual de Abre Campo, SAAE, Prefeitura e Câmara Municipal de Abre Campo vem realizando diversas ações de combate ao mosquito borrachudo

No mês de junho de 2010, durante uma reunião envolvendo diversas pessoas da sociedade e autoridades do município, foram definidas as ações e início do ciclo de palestras sobre o assunto.

No decorrer do ano, foram feitas exposições, peças teatrais, visitas as granjas existentes na cidade, redações e debates envolvendo os estudantes locais.

Como forma de encerrarem os trabalhos desse ano, os alunos da E.E. Abre Campo realizaram uma passeata pela cidade e distribuíram uma cartilha com informações sobre o ciclo de vida, proliferação e como combater o mosquito borrachudo. Os estudantes também fizeram uma apresentação teatral, na praça da matriz. Ao final, foi feita uma homenagem à Sra. Vanda, Diretora do citado educandário, sendo entregue a ela um certificado.

Todas as formas de degradação do meio ambiente favorecem a proliferação do borrachudo. Dentre as quais, destacam-se:

– Poluição dos rios, com o lançamento de lixos, descargas de esgotos domésticos e resíduos orgânicos de animais;

– Utilização de agrotóxicos nas lavouras;

– Desmate da vegetação ciliar ao longo dos rios.

Através de ações ecologicamente corretas e da conscientização da população é possível manter o equilíbrio natural do ecossistema, minimizando a propagação do mosquito. Para isso, seguem algumas recomendações:

– Evitar o uso de agrotóxico;

– Evitar a poluição industrial e doméstica;

– Depositar o estrume dos animais nas estrumeiras, nunca dentro dos rios, arroios e córregos;

– Não lançar lixo nos rios e córregos;

– Repor as matas nas margens dos rios, onde foi desmatado;

– Preservar as matas ciliares;

– Preservar predadores e competidores do borrachudo como: pássaros, sapos, libélulas, peixes, morcegos e outros.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui