Bahia tem 5 pequenas cidades entre as mais violentas do Brasil; Feira de Santana é a 3ª entre as grandes

63

O levantamento feito pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública faz um recorte de três anos para evitar distorções.
O estado da Bahia tem cinco municípios entre os 30 do Brasil com as maiores taxas de mortes violentas por 100 mil habitantes. De acordo com Anuário 2022, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, divulgado nesta quinta-feira (28), Aurelino Leal é a cidade mais violenta da Bahia e a terceira do país. Entre os pequenos municípios baianos aparecem também Jussari, Itaju do Colônia, Wenceslau Guimarães e Santa cruz Cabrália.

Fonte: Anuário do Fórum de Segurança Pública 2022

Os dados têm como base casos de mortes violentas registrados entre os anos de 2019 e 2021, usando como referência o índice de mortes a cada 100 mil habitantes. Pela primeira vez, o anuário incluiu municípios pequenos calculando a quantidade de habitantes e a de Crimes Violentos Letais Intencionais que são os homicídios, latrocínios (roubo seguido de morte) e as lesões corporais seguidas de morte. O anuário também considera as mortes em decorrência de intervenção policial.

O levantamento faz um recorte de três anos para evitar distorções. O estudo revela que a violência está se interiorizando para os municípios com menos de 100 mil habitares e que a Amazônia reflete esse quadro. Tanto que, de acordo com o balanço, das 30 cidades mais violentas, 13 fazem parte da Amazônia Legal, onde a taxa de violência letal foi 38% superior à média nacional. No Brasil, essa taxa é de 22,3 mortes violentas intencionais a cada 100 mil habitantes, enquanto na Amazônia Legal figura em 30,9 mortes a cada 100 mil habitantes.

Feira de Santana aparece no ranking das cidades violentas com mais de 100 mil habitantes

Feira de Santana é a mais violenta da Bahia e a terceira no Brasil no ranking do Anuário 2022 considerando os municípios com mais de 100 mil habitantes, com base nos dados de mortes violentas intencionais registradas entre 2019 e 2021.

No Ranking das 30 cidades com mais de 100 mil habitantes, aparecem 9 cidades da Bahia.

  • 1. Feira de Santana
  • 2. Simões Filho
  • 3. Camaçari
  • 4. Ilhéus
  • 5. Santo Antônio de Jesus
  • 6. Alagoinhas
  • 7. Juazeiro
  • 8. Porto Seguro
  • 9. Teixeira de Freitas

Veja o ranking completo com as 30 cidades brasileiras mais violentas ( com mais de 100 mil habitantes)

 

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui