MANHUAÇU – O 11º Batalhão da Polícia Militar divulga os bons resultados operacionais sob o Comando do Tenente Coronel Franco

66
tenente_coronel_ronaldo_franco_de_oliveira

Desde que assumiu o Comando do 11º Batalhão da Polícia Militar, com sede em Manhuaçu, em janeiro de 2019, o Tenente Coronel Ronaldo Franco de Oliveira esteve à frente das ações desenvolvidas nesta Unidade Operacional que é responsável pelo policiamento de 23 municípios em nossa região, sendo: Manhuaçu, Luisburgo, São João do Manhuaçu, Simonésia, Santana do Manhuaçu, Reduto, Manhumirm, Alto Jequitibá, Alto Caparaó, Caparaó, Espera Feliz, Caiana, Durandé, Martins Soares, Lajinha, Chalé, Mutum, Santa Margarida, Matipó, Caputira, Abre Campo, Pedra Bonita e Sericita.

Durante o biênio 2019-2020, o Tenente Coronel Franco implementou no 11º Batalhão alguns projetos inovadores que potencializaram as atividades operacionais. Projetos como:

– Olhos da Comunidade: que visa a utilização de câmeras (residenciais e comerciais) já instaladas em diversos pontos da cidade de Manhuaçu (e que é extensivo à outros municípios), para auxiliar nas atividades policiais; onde no COPOM – Centro de Operações da Polícia Militar é possível fazer o monitoramento em tempo real de locais estratégicos.

– Ampliação do sistema de telecomunicação: que possui o objetivo de garantir maior facilidade e alcance na comunicação entre as viaturas policiais militares, por meio da expansão do número de torres repetidoras em nossa área.

– Disponibilização de mais um canal de atendimento à comunidade: por meio do aplicativo whatsapp com a utilização do número 3339 6733. Este canal virtual visa aliviar as demandas do 190 e consequentemente melhorar o atendimento emergencial. Trata-se de um canal de orientações ao cidadão.

– Autossuficiência em energia elétrica na sede da Unidade: que tem o objetivo de reduzir os custos com energia elétrica convencional, através da instalação de placas de energia fotovoltaica que atingem o propósito de aumentar a eficiência no emprego do recurso público.

– Valorização do público interno, essencialmente os veteranos da Unidade e, desenvolvimento de projetos de maior aproximação da PM com a comunidade.

Mas principalmente, as ações do Comando do Tenente Coronel Franco visaram o fortalecimento da atividade operacional com o desenvolvimento constante das Operações Safra Segura e Impacto, com o emprego de grande efetivo policial militar na prevenção da ocorrência de delitos na zona rural e da ação de quadrilhas na região.

E sobretudo, no biênio 2019-2020 o 11º Batalhão da Polícia Militar obteve resultados extremamente positivos ante aos parâmetros estabelecidos pela Gestão de Desempenho Operacional, acordo firmado entre a Polícia Militar e o Governo do Estado de Minas Gerais. Em todos os indicadores de segurança pública o 11º Batalhão atingiu as metas pactuadas:

Foram realizadas 57.500 operações policiais, 26.400 ações preventivas e 12.400 pessoas foram presas ou apreendidas pela Polícia Militar. A redução criminal também foi expressiva com 36% crimes violentos a menos, 43% a menos de roubos e 23% de furtos, além de alcançar a taxa de 77% de veículos recuperados. E um detalhe importante, entre as 87 Unidades Operacionais de Minas Gerais, o 11º Batalhão está entre as 20 que tem menos de 100 crimes violentos a cada 100 mil habitantes.

Também esteve em alta, o combate ao tráfico de drogas e a prevenção de homicídios, sendo registradas 918 ocorrências de tráfico e 886 armas de fogo foram apreendidas neste período. E com muito esforço de todo o efetivo, no último ano, o 11º BPM conseguiu alcançar uma redução de 11% nos homicídios em nossa região.

Além destes excelentes resultados, no último ano, o 11º Batalhão da Polícia Militar alcançou pelo segundo ano consecutivi a melhor Taxa de Reação Imediata do Estado de Minas Gerais, com 95% de prisões realizadas em resposta ao cometimento de crimes violentos. Ou seja, a cada 10 autores de crimes violentos os policiais militares do 11º BPM efetuaram a prisão de 9.

Os serviços prestados pela Polícia Militar, traduzido em números, evidenciam a dedicação de cada integrante do 11º Batalhão, que não mediram esforços para proporcionar à população de Manhuaçu e região segurança pública de qualidade.

E neste cenário, o Tenente Coronel Franco se despede do Comando do 11º Batalhão com a certeza do dever cumprido: “gostaria de agradecer a valorosa tropa do 11° Batalhão, uma tropa leal, dedicada que ombreou comigo em todos os momentos de dificuldade, conseguimos reduções históricas nos índices criminais da nossa Unidade e conseguimos produzir segurança pública de qualidade. Gostaria também de agradecer os veteranos do 11° Batalhão. Aprendi muito com as histórias que vocês contaram pra mim, sempre tive oportunidade e sempre gostei de ouvir suas experiências. Isso facilitou muito as ações de comando, tive a tranquilidade para decidir o que aprendi a ouvir com vocês. Em segundo momento gostaria de agradecer a comunidade ordeira, que contribuiu muito para as ações exitosas do Batalhão, através das denúncias anônimas, através das reuniões comunitárias, proporcionando informações que contribuíram para que a gente pudesse fazer um serviço de melhor qualidade. E por último, gostaria de agradecer a cidade de Manhuaçu. Nasci e fui criado aqui, e tive a honra de Comandar o 11° Batalhão. Em todas as minhas ações, em todos os momentos, eu sempre pensei na melhor forma de ajudar a minha cidade, e tenho muito orgulho disso. Nesse momento quero desejar saúde e paz pra todos, prestado-lhes uma singela e honrosa continência.”

Na próxima semana, o Tenente Coronel Luciano Corrêa dos Reis assumirá o Comando do 11º Batalhão da Polícia Militar. A solenidade de passagem de Comando ainda aguarda definição.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui