Operação no ES prende dez pessoas e policiais são investigados por crimes de pistolagem

250
Tenente-coronel Weliton Virgílio

Dentre os detidos está o tenente-coronel Weliton Virgílio

Dez pessoas foram presas em uma operação realizada na região do Caparaó, no Espírito Santo, quarta-feira (30), entre elas o comandante do 14º Batalhão da Polícia Militar em Ibatiba, tenente-coronel Weliton Virgílio Pereira. Além dele, outros oito policiais militares e um ex-PM foram detidos.

As prisões são resultado de uma operação do Grupo Especial de Trabalho Investigativo (Geti), do Ministério Público do Estado (MPES), com apoio da polícia. Assassinatos decorrentes de pistolagem estão entre os crimes investigados.

Os mandados judiciais foram cumpridos em Alegre, Ibatiba, Iúna e Irupi, municípios localizados no Caparaó, Sul do Espírito Santo. Os policiais militares presos na operação são investigados por homicídios decorrentes de agiotagem e envolvimento com uma organização criminosa na região. Existem também denúncias de extorsões e serviços ilegais de segurança privada.

A operação desta quarta é um desdobramento da prisão de Eduardo Gomes, ocorrida uma semana antes, em Iúna. Ele foi preso com várias armas, como mostra o delegado Danilo Bahiense

Comandante e empresário

Fontes policiais informaram que um capitão, um sargento e um cabo, presos na operação, estão entre os subordinados do tenente-coronel Weliton Virgílio. Nenhum dos presos, além do comandante do Batalhão de Ibatiba, tiveram os nomes revelados. A operação de quarta-feira é um desdobramento da prisão, ocorrida uma semana antes, do empresário do ramo de café Eduardo Gomes de Matos. Ele foi preso em flagrante durante uma ação do MPES.

A Polícia Civil encontrou armas em residências da família de Eduardo Gomes Matos, no município de Iúna, onde foram apreendidas 15 armas e R$ 220 mil em dinheiro. O Geti está investigando crimes de mando e de pistolagem, ocorridos na região de Iúna, nos últimos 10 anos.

Segundo a polícia, a família de Eduardo Gomes é considerada a mais influente da região. O tenente-coronel Weliton Virgílio Pereira atua no Sul do Estado há mais de 20 anos. Autoridades das Polícias Civil e Militar informaram que novas prisões podem ocorrer até quinta-feira.

 

 

 

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui