Sondagem de intenção de votos dos pré-candidatos a prefeito de Manhuaçu

4507

Por Devair G. Oliveira
Este ano está previsto eleições municipais, mas ninguém sabe se ela será adiada, uma certeza os políticos sabem devido à pandemia ela poderá ser adiada por um ou dois meses.
Publicamos uma sondagem em nosso portal no dia 12/03/2020 e encerrada dia 28/04/2020. Ela não tem valor científico, mas vale como tendência dos possíveis candidatos. A sondagem esteve aberta em nosso site para qualquer leitor.

O sistema em si é perfeito podendo votar só uma vez cada IP, mas nada impede um ou outro de pedir que outros amigos votem em outros computadores.

Faremos outras sondagens, outros candidatos surgiram como o Dr. Gulivert que dizem estar com um grupo em andamento e também citar a sigla partidária.

O placar até o dia 17/04/2020 os três primeiros colocados eram: Em primeiro lugar com 30% Maria Imaculada, em segundo lugar o gerente comercial da FIAT Aloísio Campos com 28%, em terceiro lugar a Cici Magalhães atual prefeita de Manhuaçu com 16%. Durante o período vários pré-candidatos oscilaram com mais ou com menos votos e alguns até estiveram em algum momento em primeiro lugar.

Essas enquetes em Facebook, Instagram ou qualquer outra rede social são diferentes das pesquisas eleitoras de opinião pública, onde o realizador é obrigado a registrar inúmeras informações no Sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais (PesqEle). O Tribunal Superior Eleitoral dispõe da resolução Nº 23.600,  de 12 de dezembro 2019, que esclarece o que é necessário para que uma pesquisa se torne judicialmente legal. 

Entre as demandas da pesquisa estão: encaminhar a metodologia e período de realização da pesquisa; plano amostral e ponderação quanto a gênero, idade, grau de instrução, nível econômico do entrevistado e entre outros.

Sondagem

A sondagem em redes sociais, feita por meio de enquetes, do tipo “em quem você pretende votar?”, é um assunto recente até mesmo para os tribunais regionais. Não há, até o momento, uma legislação específica sobre o assunto.

O Presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB Uberaba, Diógenes Sene, explica melhor a questão. “Na verdade, não há uma definição sobre isso por ser uma coisa nova. Nas redes sociais o que a lei de fato fala é que essas pesquisas não têm valor algum. Para que tenha validade jurídica ela tem que ser contratada, tudo conforme manda a legislação eleitoral”, afirma o advogado.

Diógenes Sene também pontua que, por não ter valor e por serem consultas esparsas, é preciso analisar cada caso. Exemplo: é um pré-candidato que está fazendo em benefício próprio e não está havendo cobrança? É algo feito de maneira genérica, aberta? “Não vejo maiores impedimentos para que isso seja feito. A não ser que haja prejuízo comprovado a alguém”, explica. Porém, ainda assim, Sene explica que é necessário verificar o tema com atenção.

“Estou inclusive fazendo um estudo sobre a questão, justamente porque já me perguntaram sobre isso e, como o Tribunal Regional ainda não se posicionou, não é possível responder com exatidão. Mas no primeiro momento não vejo problema”, opina.

3 COMENTÁRIOS

  1. Essa pesquisa está de brincadeira né, Aloisio ninguém conhece nos grupos políticos de Manhuaçu, está faltando ai Drº Gulivert, Juca Miranda, Erasmo Pacheco, Toninho da Bambino. editorial não está eficiente

    • Manhuaçu precisa de um candidato que esqueça os políticos e ouça o povo.
      O povo não quer saber de grupo político não. Concordo com você que faltou o Dr. Gulivert, o Juca Miranda bom nome, mas é candidato em todas as eleições e nunca levou a sério a candidatura, Erasmo Pacheco e o Toninho da Bambino também são bons nomes mas em toda sondagem tem que existir um critério.
      Vamos mais para frente fazer uma pesquisa registrada através da COPPEM (Centro de Opinião Pública Pesquisa e Estatísticas de Mercado), aí sim com metodologia cientifica, não sei se conhece nosso trabalho, nas três últimas eleições municipais em Manhuaçu, entre no site do Jornal das Montanhas e verifique lá a publicação três dias antes das eleições, verá que acertamos todas, na última eleição do deputado João Magalhães, ele esperava 10 mil votos, nossa pesquisa apontava ele com mais de 12 mil votos teve 12.800 votos, também na eleição da Cici Magalhães três dias antes publicamos que ela seria a prefeita de Manhuaçu.
      Se os partidos confirmar as candidaturas vamos sim incluir os nomes, até o Juca Miranda que é o dono do partido se confirmar por escrito que será candidato vamos incluir depois ele é que se explique aos eleitores se não cumprir sua palavra.
      O nome do Dr. Gulivert já está confirmado, para você ter uma ideia dos 17 vereadores se você perguntar a maioria quer ser candidato, mas na realidade quer ver seu nome divulgado para se apresentar melhor na campanha política para vereador.
      Precisamos de candidatos sérios que realmente estão preocupados com os problemas da cidade e que é contra a corrupção, pelo que fiquei sabendo Aloísio esta liderando um grupo juntamente com outras pessoas não políticas, alguns empresários que nunca entraram em política, estão preocupado com Manhuaçu.
      Se você acompanha política sabe que Bolsonaro foi criticado por todo mundo dizendo que ele só tinha conhecimento em parte no Rio de Janeiro, e ele derrotou todos os caciques políticos do Brasil sem gastar quase nada. Manhuaçu precisa de uma pessoa fora da política para fazer diferente levar ao povo o que precisa mudar em Manhuaçu e assumir alguns compromissos que a maioria dos políticos não assume.
      Quero trabalhar como voluntário em uma campanha que assuma estes compromissos com o povo e deixe os políticos fora e trabalhe com o povo, ainda mais que não haverá coligações, é só o candidato assumir certos compromissos com o povo terá grande chance de vencer.

  2. Se essa “sondagem” foi feita sem indicação de nomes passo a me considerar um ignorante político, porque dentre os nomes apresentados com certeza tem nomes conhecidos e que provavelmente teriam chances de concorrer e até vencer uma eleição, mas nomes como Aloisio, Marcelo e Nelio, podem ser excelentes, como pessoas, cidadãos, mas politicamente no contexto geral do município são desconhecidos, se fosse feita uma “sondagem” sem indicação de nomes provavelmente os outros apareceriam espontaneamente. Não sei qual a tendência política ou se ela existe na direção do site, mas não é bom para uma eleição divulgações de qualquer espécie que possam influenciar direta ou indiretamente um resultado. A divulgação da “sondagem” também é importante, se divulgo no reduto de determinado candidato com certeza ele terá uma vantagem, e se isso é divulgado como a fotografia reduzida de todo o munícipio pode sim influenciar muito. Não acho construtiva a proposta do site, se querem divulgar números que façam da maneira correta, através de pesquisas registradas, se não é porque não podem ter credibilidade. Desculpem, mas como todos nós defendemos a democracia e o direito de opinião venho aqui expor a minha.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui