5 vereadores de Manhumirim absolveram prefeita

140
Dr. Luiz Gonzaga de Amorim fez uso da palavra e defendeu a prefeita Darci Braga Maria da Cruz
Dr. Luiz Gonzaga de Amorim fez uso da palavra e defendeu a prefeita Darci Braga Maria da Cruz

Em uma sessão histórica realizada sexta-feira (21) na Câmara Municipal de Manhumirim, 5 vereadores: Ivan Caetano (sem partido), Roberto Bob (PTB), João Batista (PROS), Sergio Borel (PTB), Rodrigo Soares (PMDB), votaram contra a cassação da prefeita Darci, embora todos tinham conhecimento das irregularidades dos 5 contratos, inclusive eles afirmam que a prefeita errou, mas preferiram votar a favor da permanência dela no cargo por vários motivos. Alguns acham que é a justiça que deve resolver “Eu fui o primeiro vereador a denunciar os erros da prefeita, acompanhei todo o processo, mas se a prefeita saísse quem iria assumir seria o vice-prefeito que a meu ver sabia de tudo e ficou calado, depois ficou contra a prefeita na esperança de assumir seu lugar, por isso eu votei contra” explica o vereador Rodrigo.

Presidente da Câmara também falou a nossa reportagem “Não há vencedores e nem vencidos, só teve perdedores, porque o sentimento nesse instante é que a democracia foi deixada de lado, e as leis, que nós tanto protegemos, foram tiradas de forma grotesca.”

A afirmação é do presidente da Câmara de Manhumirim, Dário Veiga, que citou as palavras do vereador Hélio Mendonça para comentar a derrota da Comissão Processante (CP), que não conseguiu abrir o processo de cassação da prefeita Darci Braga.

DSC_0086Eram necessários oito votos para aprovar o relatório da CP. Dos 11 vereadores, a prefeita teve apoio de cinco que votaram contrários à cassação.

Darci era acusada de ter favorecido um posto de combustíveis local numa licitação irregular para contratar fornecedor de óleo diesel, gasolina e álcool. A sessão demorou mais de quatro horas e foi conturbada.

Segundo o presidente da Câmara, três vereadores mudaram os seus votos. ”Os processos foram discutidos durante sete meses e não sei o que houve com os vereadores, em última instância, mudaram seus votos, porque nove vereadores [eram a favor da cassação], três deles votaram a favor de tudo isso que está acontecendo aqui nesta Casa”.

Votaram com a prefeita e contra a cassação os vereadores Ivan Caetano, João Batista Vieira (João da Casa Franco), Roberto Belarmino Fagunges (Bob), Rodrigo Soares e Sérgio Borel.

De acordo com o presidente, a Câmara vai ter dificuldades, “como é que podemos confiar nesses vereadores que fizeram e tiveram a oportunidade de corrigir erros e erros gravíssimos que todo mundo sabe”. Para Veiga, os vereadores que mudaram de posição jogaram as decisões despenhadeiro abaixo.

“Isso muito me entristece, porque o vereador, hoje, rasgou o seu diploma de vereador, ele não exerceu a verdadeira função de vereador, colocando a Câmara numa situação constrangedora, porque a população de Manhumirim averiguou os fatos e queria que fosse tomada uma posição na íntegra”, desabafou Veiga.

Os vereadores Ana Paula Basto Destro, Benísio Arbuíne, Dalbino Cler, Hélio Marcos Mendonça e Sebastião Tristão Ribeiro queriam a cassação da prefeita. O presidente da Câmara, Dário Veiga, não vota, mas fez questão de declarar o seu voto. Ele também foi favorável pela cassação de Darci.

O presidente da Câmara declarou que “Manhumirim está entrando para uma história ofuscada, triste, porque a Câmara, na soberania que tem, exerceu sua função verdadeira, porque aceita democracia, e o voto é soberano”.

Devair G. Oliveira

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui