Após marcha, governo marca reunião com prefeitos para responder reivindicações

123

marcha

Após encontrar a presidenta Dilma Rousseff, o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, disse que nenhum compromisso foi acertado pelo governo até agora, mas que, na próxima semana, vai voltar a discutir as reivindicações dos prefeitos, em especial em relação ao reajuste do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e às mudanças nas regras de divisão do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS).

Para isso, segundo Ziulkoski, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, vai encontrar os prefeitos que participaram da 17ª Marcha dos Prefeitos, na próxima terça-feira (20). O presidente da CNM se disse confiante. “Tenho esperança sim no diálogo, de que na discussão se construa a solução. Seguramente, não vamos sair de mãos vazias, o governo talvez não vá precisar trazer tudo aquilo que se pede. Temos que achar o consenso”, avaliou.

Sobre o FPM, Ziulkoski afirmou o reajuste defendido pelos prefeitos terá um impacto menor no orçamento, em relação ao que prevê o governo. “O ministro Mantega estima que seriam R$ 8 bilhões, nós estamos afirmando que será R$ 6,4 bilhões”, disse. Segundo ele, 4 mil municípios do Brasil têm no FPM a maioria da sua arrecadação.

“Estamos discutindo a possibilidade de parcelamento”, completou o presidente da CNM, para quem Dilma e os ministros Mantega e Aloizio Mercadante, da Casa Civil, foram “entusiastas” da negociação.

A Marcha dos Prefeitos começou na última segunda-feira (12) e terminou hoje (15). Ela reuniu mais de 5 mil administradores municipais em Brasília. Ontem (14), o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), disse que vai procurar dar prioridade à proposta que trata do reajuste do FPM.

Agência Brasil

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui